19/05/2011 - 14h05min

Câmara e Prefeitura acompanharam os Produtores Itaquienses em evento sobre crise do arroz realizado em Uruguaiana

Autoridades debateram soluções para a Crise da Comercialização de Arroz

Por Jocemar Maretóli

Autoridades de Itaqui e Arrozeiros

Com objetivo de apoiar a busca de soluções para a crise da comercialização de arroz da safra 2010/2011, o Presidente da Câmara de Vereadores Dr. Lauro Luiz Hendges, acompanhado do Vereador Márcio Palma e Sérgio Motta, estiveram em Uruguaiana para participar do movimento intitulado “Te Mexe Arrozeiro”.

Cerca de três mil pessoas se fizeram presentes na audiência pública realizada em frente à Câmara de Vereadores daquela cidade, na última terça-feira (17).

O encontro teve como objetivo principal o atendimento aos pleitos do setor arrozeiro gaúcho por parte dos Governos Estadual e Federal.  A suspensão das importações de arroz do Mercosul por 180 dias e prorrogação das dívidas até 31 de outubro foram as principais reivindicações da categoria.

O objetivo do movimento é sensibilizar os Governos Federal e Estadual para uma solução emergencial para a grave crise estrutural e econômica da lavoura arrozeira.

Os PLEITOS apresentados pelos arrozeiros são os seguintes:
1)    Suspensão das importações do MERCOSUL;
2)    Suspensão dos pagamentos de todos os arrozeiros até 31/10/2011, período em que seria dada solução dos endividamentos, vencidos e vincendos;
3)    Escoamento, através de exportação, de 2 milhões de toneladas de arroz do RS;
4)    Preço Meta – implementação do preço meta;
5)    Equalização do ICMS do arroz