16/05/2011 - 13h07min

O evento iniciou com palestra de profissionais de Porto Alegre - RS

Por Jocemar Maretóli

Vereadora Mara Lúcia Marques Ayub durante o pronunciamento

Com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os casos de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes, deu-se início na última sexta-feira (13/5) em Itaqui, no teatro Prezewodowisk a "Semana de Enfrentamento à Violência Infanto Juvenil" que de 13 à 18 de Maio, discutirá o assunto em palestras e debates.

Estiveram presentes no Evento a Drª Mara Lúcia Marques Ayub, representando a Câmara de Vereadores de Itaqui, o Prefeito Municipal Dr. Gil Marques Filho, o Secretário do Trabalho e Ação Social - Sandro Veiga, o Psicólogo Dr. Alberto Garcia, a palestrante Maria Eliete de Almeida, a Psicóloga Lízia Becker (Coordenadora do comitê de enfrentamento à violência de Poa/RS) entre outras autoridades.

A programação será constituída de palestras, entrevistas, atividades na Praça Central e caminhada.

Segundo o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Itaqui, durante um ano foram realizados no Município 1.500 atendimentos de Crianças e Adolescentes com os mais diversos problemas, entre eles, 50 casos de violência e 20 vítimas de abuso ou exploração sexual.

A campanha prossegue na segunda-feira (16), já no dia 18 - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o foco será uma caminhada de conscientização com saída do Parcão até a Praça Central, além de manifestação Pública.

Na oportunidade do uso da palavra a Vereadora Mara parabenizou o compromisso de todos os representantes de Instituições, Organizações e Administração Municipal que tem se comprometido com esta causa dizendo: “É importante esta discussão porque temos que enfrentar este grande problema da sociedade, e desenvolver alternativas é um desafio”, declarou a Vereadora.

Denúncias em casos de violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Itaqui, podem ligar no 3433 7238.