11/05/2011 - 15h17min

Câmara fará Sessão Especial em homenagem aos 100 anos da chegada das Irmãs Teresianas em Itaqui

De autoria do Ver. Éber, homenagem será realizada no mês de Julho

Por Gabinete Ver. Éber Escobar

Irmã Sílvia e Irmã Olga

Na noite de terça feira, dia 10 de Maio, foi aprovado por unanimidade requerimento de autoria do Ver. Éber Escobar de Almeida solicitando à Mesa Diretora da Casa a realização de uma Sessão Especial em Homenagem aos 100 anos da chegada das Irmãs Teresianas em Itaqui.

O Vereador justificou a homenagem pela grande importância das Irmãs Teresianas na educação de nosso Município ao dizer que: “praticamente todas as famílias itaquienses já tiveram algum um membro que estudou ou foi beneficiado pelos projetos sociais das Irmãs Teresianas".

No dia 23 de junho de 1876, a Companhia de Santa Teresa de Jesus, Irmãs Teresianas, foi fundada pelo Padre diocesano Enrique de Ossó y Cervelló, em Tarragona, Espanha.

Em 1911, através das fronteiras do Uruguai (Rivera - Livramento) e da Argentina (Alvear - Itaqui), ocorreu a chegada das Irmãs Teresianas ao Brasil, sendo, em abril deste mesmo ano, fundado o Colégio de Livramento e, em julho, o Colégio de Itaqui.