15/04/2011 - 16h42min

Audiência Pública em Itaqui reúne lideranças da Fronteira e do Estado

Arrozeiros em busca de soluções no presente para salvar a lavoura de arroz do futuro

Por ASCOM- CVI

Prefeito Gil Marques Filho, Pres. da Câmara de Vereadores Lauro Luiz Hendges, Draª Lara Marian Zanella Caro - Procuradora da República do Min. Público Federal

O Presidente da Câmara de Vereadores de Itaqui, Vereador Lauro Luiz Hendges, na data de 15/04/11 (sexta-feira), presidiu os trabalhos da Audiência Pública que teve como proponente o Vereador Márcio Palma, para tratar sobre o Futuro do Arroz na Fronteira Oeste.

Autoridades políticas de Municípios gaúchos, Estado e Federação, classes representativas do agronegócio e presença do Ministério Público Federal compuseram a Mesa Oficial do encontro que contou com participação expressiva da classe arrozeira da Fronteira e de outros municípios do Estado.

No uso da palavra, todos os participantes buscaram a valorização do arroz, que hoje enfrenta a maior crise pelo não pagamento do preço mínimo.

O presente momento da classe orizícola não é um fato isolado, mas de todos os segmentos da sociedade e a hora é de oficializar mobilização contínua na Metade Sul.

Os representantes do Governo do Estado confirmaram que o Governador Tarso Genro estará recebendo os representantes das entidades ligadas à lavoura e classe política das regiões produtoras de grãos do Rio Grande do Sul, buscando uma solução coletiva para dar um basta ao problema da orizicultura no Estado, em uma data que brevemente será agendada.

As manifestações feitas em Plenário deixaram bem claro que o problema do arroz também é da comunidade e por isso foi sugerido a elaboração da Carta de Itaqui, apresentando as reivindicações dos produtores da Fronteira Oeste.

• Não há vereadores relacionados a esta notícia