07/04/2011 - 12h40min

Anteprojeto de autoria do Ver. Éber entra em discussão no Legislativo

Por Gab. Ver. Éber Escobar de Almeida

Ver. Éber Escobar

Aprovado na sessão do dia 08 de Setembro de 2010 como indicação de autoria do Vereador Éber Escobar a criação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) dos produtos vegetais e animais em nosso município entrou em discussão hoje na Câmara Municipal.

Na lei enviada pelo Executivo, a fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal – SIM – será exercida pela Secretaria Municipal de Agricultura de Itaqui e tem objetivo à fiscalização prévia sob o ponto de vista industrial e sanitário dos produtos de origem animal e vegetal, comercializados no município.

Segundo o Ver. Éber, esta lei trará um grande avanço no setor agroindustrial de Itaqui, garantindo a qualidade dos produtos de origem animal, legalizando os estabelecimentos do setor, gerando novos empregos, aumentando a arrecadação de impostos, fatos que gerarão uma grande conquista para os nossos cidadãos e produtores.

O projeto prevê que nenhum estabelecimento poderá comercializar ou industrializar produtos de origem animal no Município sem estar devidamente registrado no SIM, e para tanto, deverá atender todas as exigências técnico-sanitárias fixadas, averiguadas pelas autoridades competentes, através de inspeções periódicas, sob pena de não efetivação ou perda do registro. Com isso, o Município de Itaqui terá pleno controle sobre os produtos de origem animal, tendo em vista que a nossa iniciativa prima pela qualidade da produção, embalagem, transporte, rotulagem e comercialização dos referidos produtos, além da adequação do Município às exigências sanitárias de âmbito estadual e federal finalizou o edil.