27/12/2010 - 12h57min

Autoridades, Artistas, no Plenário do Palácio

Por Ceneu Salcedo

Inauguração do Memorial Legislativo

O Vereador Presidente da Câmara Éber Escobar de Almeida, recebeu na noite de segunda-feira, (27/12), autoridades e artistas itaquienses para inauguração do Corredor Cultural.

A solenidade fez parte do ato inaugural do Memorial Legislativo Dr. Togo Lima Barbosa, que teve a placa disserada pelo Presidente Éber, Prefeito Gil e Dr. Marco Aurelio.

O Corredor Cultural será o acervo documental e espécies, publicações de livros, compositores e cantores itaquienses, assim como o acervo de materiais paleolítico, neolíticos e cerâmicos.

A noite deu inicio numa nova era cultural de Itaqui, contando com o laçamento do livro da Câmara de Vereadores nos 152 Anos de Itaqui.

No uso da palavra dissse o Presidente Éber que cultura é o sistema de idéias vivas que cada época possui.

E por isso que toda criação autêntica é um dom para o futuro. E a Câmara passa a coletar, integrar e preservar documentos e peças que possuam valor histórico para a Municipalidade. Propondo a implementação que visam à preservação da memória institucional.

Também fizeram uso da palavra a Vereadora Aline Goulart Coffi, o Professor Ronaldo Colvero em nome do grupo de professores que fizeram a pesquisa, o Prefeito Municipal Gil Marques Filho e Dr. Marco Aurelio Barbosa.
As manifestações destacaram a grandeza de Itaqui que merece a visão de seu percurso no tempo.

O Corredor Cultural aos olhos de todos num passar dos anos, presente para ganhar a dimensão da memória e de registro, numa época em que o municipio ainda engatinhava em sua vocação.

Após a solenidade todos os presentes foram convidados a participarem de um coquetel no Plenário Olsy Marenco Silveira.

• Não há vereadores relacionados a esta notícia