17/12/2021 - 11h15min

As parlamentares da Câmara de Vereadores participaram da I Conferência Municipal de Cultura.

Na Conferência foi apresentado o Plano Municipal de Cultura.

Por ASCOM

Na noite de ontem, quinta-feira, 16 de dezembro as vereadoras Mara Marques Ayub (PDT), Daniela Sanchotene (MDB), Susana Diatel Almeida (PP) e Solange Carniel (PDT) participaram da I Conferência Municipal de Cultura, realizada pelo Conselho Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.

No evento foi apresentado pelo Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Álvaro Pacheco e a Secretária, Maricê Del Fabro, o Plano Municipal de Cultura, que expuseram as ações culturais que se pretende desenvolver, visando promover a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade das expressões e manifestações culturais.

O presidente Álvaro, destacou que a cultura no município é muito diversificada. “ É importante que o Município tenha um Plano Municipal de Cultura que estabeleça ações, mas também é necessário que as entidades culturais se cadastrem na Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, com o objetivo de uma aproximação dos produtores culturais para então, fomentar a cultura na comunidade itaquiense'', frisou Álvaro.

A vereadora Susana Diatel Almeida, em seu discurso, destacou que o Município de Itaqui é uma cidade privilegiada por manter uma cultura forte. “Temos que aproveitar o momento de união entre os Poderes e a Comunidade e, gerar condições para desenvolver e preservar a diversidade das expressões culturais e promover o acesso a elas”, salientou Susana.

Logo após, foi votado o Plano Municipal de Educação que obteve a aprovação de todos os presentes no evento.

Além das vereadoras, estiveram presentes, o Prefeito Leonardo Betin, a primeira-Dama, Renata Gavarone, a secretária de Esporte, Cultura e Lazer, Elizéa Bonapace, o secretário adjunto de Esporte, Cultura e Lazer, Vicente Guterres, diversos artistas e entidades culturais de todas as áreas da cidade.