10/05/2010 - 13h16min

As águas do Rio Uruguai separam e a cultura une

Por Ceneu Saucedo

Presidente da Câmara de vereadores Eber Escobar e demais palestrantes

Na data de 30 de abril de 2010, o Theatro Prezewodowski, transformou-se no espetáculo da Cultura de dois paises, Brasil e Argentina.

Reacendendo a nossa história, a noite iluminada numa cerimônia de ligação do tradicionalismo com autoridades, convidados e comunidade, recebendo relevantes informações da preservação de costumes e cultura com o Painel Chama Crioula: Ontem, Hoje e Amanhã.

A Câmara de Vereadores de Itaqui foi a promotora do evento que contou com as seguintes autoridades na composição da Mesa:
Vereador Éber Escobar de Almeida – Presidente da Camara de Vereadores.
Daltro Fogaça Bernardes – representando Prefeito Municipal.
Manoelito Carlos Savaris – Prsidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas.
Juan Carlos Riquelme – Presidente da Câmara de Alvear.
Maria Helena Fontoura – Secretária de Cultura e Educação de Alvear.
João Cezar Medeiros de Farias – Coordenador da 3ª Região Tradicionalista.

O evento é integrante da programação do acendimento da Chama Crioula do Estado, e Itaqui é cidade sede,e na reunião entre brasileiros e argentinos lançou a Logomarca da Chama Crioula-2010.

O Vereador Éber Escobar de Almeida, usando a palavra ressaltou a importância do acontecimento sócio-cultural. E disse que é hora participar e conhecer às tradições gaúchas. O simbolismo da Chama deve permanecer acessa em nossos corações, porque Itaqui tchê espera!

O painelista Manoelito Carlos Savaris, ocupou-se em fazer um resgate histórico da Chama desde de 1947 até os dias de hoje. Nos tempos antigos usar bombacha significava uma pessoa que provocava desordens.

No campo das boas lembranças citou o itaquiense Manoelito de Ornelas que presidiu em Santa Maria o primeiro Congresso Tradicionalista. Itaqui é a única cidade do Rio Grande do Sul que homenageia o “grupo dos oito” fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), na Praça Marechal Deodoro.

O pesquisador e escritor Jesus Paim, falou sobre a historia de Itaqui, desde sua emancipação. As lembranças também foram abordadas quando Santiago, até 1876, e São Francisco de Assis, até 1884, foram distritos de Itaqui. Paim ainda falou sobre a Flotilha do Alto Uruguai, 43 anos no município, o Theatro e a passagem dos grandes artistas da época como Vicente Celestino e o Saladeiro São Felipe de 1910-1930, exportando charque para Buenos Aires, EUA e Inglaterra.

A painelista argentina Yolanda Aguilera, da cidade de São Tomé (Província de Corrientes Argentina), lembrou de São Tomé, em 1632, falando que o povoado foi uma antiga redução jesuítica, invadida e destruída pelos portugueses, por volta do ano de 1815.

A produtora e apresentadora de rádio, enfatizou no encerramento a identificação do Rio Grande do Sul e Argentina, da culinária, danças, musicalidade e vestimentas diárias.

• Não há vereadores relacionados a esta notícia