05/11/2010 - 12h58min

Verª Aline pede a fiscalização e cumprimento do Código de Posturas, que prevê a instalação de rampas para cadeirantes

Campanha Acessibilidade: Siga essa idéia

Por Gabinete da Verª. Aline Coffi

Direito de Todos.

A Verª Aline Coffi apresentou uma indicação para o Executivo Municipal para que providencie e fiscalize o cumprimento das determinações do Código de Posturas do Município, especialmente no que diz respeito ao que determina as construções de rampas para os cadeirantes.

Qualquer cidadão que caminhe por nossas calçadas, ou uma mãe que tenha que se deslocar com seu filho em uma cadeira de rodas, terá que fazer trajetos alternativos, muitas vezes invadindo o leito das ruas, pois, além de não haver calçada e muitos locais onde estas são obrigatórias, numa grande parte destas encontramos falhas e buracos que impedem o deslocamento, inclusive á pé.

Apesar do Código de Posturas exigir o rebaixamento do meio-fio das calçadas nas esquinas, somente em algumas esquinas da cidade encontramos estas rampas, na maioria das vezes em apenas um dos lados da calçada e, geralmente em mau estado de conservação.

A vereadora ressalta que a idéia é criar um mecanismo legal, capaz de facilitar a acessibilidade de idosos e deficientes a esses locais, modernizando e tornando o município mais justo e igualitário.