06/07/2020 - 11h53min

Hospital São Patrício e SAMU são as pautas de reunião realizada no Gabinete da Presidência na última sexta-feira

Encontro proposto pelo Presidente da Casa Legislativa de Itaqui-RS

Por ASCOM

Atendendo pedido do Presidente do Hospital São Patrício de Itaqui, Cristian Longhinoti, para que a Mesa Diretora da Câmara intercedesse na relação com a Prefeitura Municipal, haja vista as dificuldades financeiras e a atenção urgente às demandas do nosocômio.

A reunião foi sugerida pelo Presidente da Câmara César Klein, que promoveu na manhã de sexta-feira (03) uma reunião entre o Prefeito Municipal Jarbas Martini e do Presidente Cristian Longhinoti em conjunto com os demais membros da mesa, os vereadores Lauro Hendges e Cleir Fagundes.

Cristian disse que vem mantendo a saúde financeira do Hospital com a busca de emendas parlamentares e adequação de outras despesas, mas com o Hospital tendo 90% de seus atendimentos pelo SUS, seguem as dificuldades para quitar seus prestadores de serviço, anestesistas principalmente, e isto se deve muito à falta de pagamento de seu maior cliente, que é a Prefeitura Municipal. Alegou que assim como o Hospital precisa da Prefeitura, para ela também e imprescindível a continuidade da prestação dos serviços à comunidade, e esta balança precisa ser equilibrada.

Jarbas por sua vez, externou sua preocupação com a permanência do SAMU no hospital e salientou que em momento nenhum pensou em ter animosidades com o Hospital afirmando que é uma prioridade manter as contas com Hospital em dia, no entanto as dificuldades financeiras que estamos passando impossibilita no momento esta adimplência, temos despesas obrigatórias mensais que precisamos pagar, sem falar na folha dos servidores, que em julho está com apenas 30% da folha de maio quitada.

O Presidente César Klein afirmou da alegria em receber o Prefeito Municipal Jarbas Martini, que foi a primeira vez, nesta legislatura, que esteve na presidência da casa, e satisfeito em ajudar na construção da conciliação das instituições, mencionando que: "Hospital e Prefeitura saem do desencontro para o encontro". O presidente mencionou ainda que a Câmara que irá ver com o setor contábil a possibilidade de fazer um adiantamento de parte das sobras, para que seja quitada a dívida com a SAMU.

Estavam presentes na reunião o Presidente da Câmara de Vereadores César Klein, o Vice-Presidente Ver. Lauro Hendges, a Secretária Cleir F. Rocha, Prefeito Jarbas Martini e Presidente do Hospital São Patrício, Cristian Bazanella Longhinoti.