Webmail

Webmail

Notícias

24/04/2020 - 14h47min

Sessão desta quarta-feira teve amplo debate sobre proposta apresentada pelo Presidente da Casa

Reunião contou com a presença do Ten Cel Leonardo de Souza Franklin

Por ASCOM

Atendendo convite da Mesa Diretora da Casa Legislativa, a Sessão abriu com as explanações do Comandante do 1º R C Mec, Ten Cel Leonardo de Souza Franklin, que é integrante do comitê de enfrentamento ao Covid-19. O comandante respondeu aos questionamentos dos Vereadores e explicou as ações tomadas pelo Comitê, particularmente do Exército, que entre as medidas está a disponibilização de um carro de som que transita nas ruas levando orientações e recomendando a população que fiquem em suas casas.
No grande expediente o assunto que ganhou destaque foi o pacote de propostas apresentado pelo Presidente César Klein (PL), o qual chamou de PACTO POR ITAQUI.
O documento apresentado propõe uma série de ações para combater a crise econômica que assola as contas municipais, em especial a folha de pagamento dos servidores do município, a qual restou severamente agravada com a crise mundial do Covid-19.
É sabido por todos, que o Executivo vem se socorrendo a décadas das sobras da Câmara para honrar os pagamentos dos servidores, e este ano, já solicitou a devolução de valores no quarto mês corrente, situação que preocupa a todos.
Para tanto se propõe um conjunto de medidas para ambos os poderes para enfrentarmos em conjunto a presente crise a qual consiste nos seguintes proposições:
AÇÕES DO PODER LEGISLATIVO
1. Projeto de lei para efetuar a redução do valor das diárias, para ambos os poderes;
2. Projeto de lei para transformar o pagamento de diárias de forma indenizatórias, para ambos os poderes;
3. Projeto de lei para redução dos subsídios dos vereadores, prefeitos, vice-prefeito, secretários e demais CCS;
4. Diminuição do orçamento da Câmara;
AÇÕES DO EXECUTIVO
1. Decretar estado de calamidade financeira;
2. Suspensão de compra de férias, vantagens, licenças entre outras, em todo ano de 2020;
3. Extinção de secretarias não essenciais;
4. Fusão de outras secretarias;
5. Suspensão de contratações de CCs e estagiários;
Sugere ainda que seja convidado o Ministério Público para mediar a construção do presente pacto.
O Vereador destacou que são apenas propostas que ainda vão ser muito discutidas, com os vereadores, prefeito, sindicatos e demais entidades civis organizadas.
Alguns vereadores mostraram-se contrários a forma como a proposta foi apresentada, já que alguns deles ficaram sabendo deste pacote pela mídia, sugerindo que deveria ter havido mais diálogo na criação do Pacto.
PROPOSIÇÃO DOS VEREADORES:
INDICAÇÕES: (Arts.: 134 a 137)
VER. LAURO HENDGES: Solicita ao Poder Executivo, através da Secretaria competente, reforço de pintura nas sinalizações viárias existentes no perímetro urbano e corte de galhos de árvores na rua 15 de novembro, entre as ruas João Sisnando Dubal Goulart e 20 de Setembro.
VER.ª IVETE PIFFERO: Requer ao Poder Executivo, através dos órgãos competentes, a retirada de lixos na rua Sany Fontoura Silva, em frente ao n.º 2265, esquina com a rua David Flain, no bairro da Chácara; encascalhamento da rua Batista Caetano, trecho entre as ruas Tito Corrêa Lopes e D. Pedro II, no bairro da Chácara; providencie o asfaltamento na rua Rincão da Cruz, entre as ruas Nápoles Massa e São Francisco, no bairro Dr. Ayub e a retirada dos galhos oriundos das podas de árvores que estão nos seguintes locais: rua David Flain, em frente ao n.º 187 e no canteiro central da Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, esquina com a rua Independência.
VER. LEONARDO BETIN: Solicita ao Poder Executivo que reabra o CRAS, desde que atendendo as medidas preventivas para o COVID-19, a fim de oferecer suporte às famílias necessitadas neste momento de dificuldade, garantindo assim suporte para as famílias, orientações quanto aos benefícios sociais e em especial, suporte às famílias quanto ao auxílio emergencial do governo federal. E que dentro das possibilidades, implante um regime de plantão de atendimento junto ao CRAS para atendimento e suporte às famílias em situação de vulnerabilidade e providencie o recalçamento nos seguintes endereços: rua João Sisnando Dubal Goulart, entre as ruas Humberto Degrazia e Santos Pedroso e rua Osvaldo Aranha, entre as ruas Rodrigues Lima e Santos Pedroso.
VER. IGOR ARDAIS: Requer ao Poder Executivo, através dos órgãos competentes, que seja colocada uma faixa de pedestre na rua David Canabarro, esquina com Bento Gonçalves; e o reparo do asfalto na rua Pascoal Minoggio, esquina com José Antão de Farias.
VER. EBER ESCOBAR: Solicita ao Poder Executivo, através da Secretaria competente, o encascalhamento e patrolamento na rua Santos Pedroso, entre as ruas Euclides Aranha e Pascoal Minoggio.
VER.ª CLEIR FAGUNDES: Requer ao Poder Executivo, através dos órgãos competentes, troca de lâmpadas queimadas nos seguintes endereços: rua D. Pedro II, entre as ruas Borges de Medeiros e Uruguaiana e rua Fermino Fernandes, entre as ruas Pascoal Minoggio e Rincão da Cruz; retirada de lixo(folhas e galhos) na rua Coronel Fernandes, entre as ruas Bento Gonçalves e Independência e melhorias na rua Felipe Nery de Aguiar, entre as ruas 15 de novembro e Independência.
DESPACHO DA PRESIDÊNCIA: COMO REQUER.
PEDIDO DE INFORMAÇÃO: (Art.: 172)
VER. EBER ESCOBAR: Requer ao Executivo Municipal a relação das pessoas contempladas com cestas básicas doadas por entidades e adquiridas pelo município.
DESPACHO DA PRESIDÊNCIA: COMO REQUER.
REQUERIMENTOS (Art. 139)
VER.ª IVETE PIFFERO: Solicita à Mesa Diretora que seja encaminhada à CORSAN solicitação de reparo na rede de água localizada na Vila Nova, em frente a Escola Municipal de educação Infantil Gladis Fernandes.
DESPACHO DA PRESIDÊNCIA: À ORDEM DO DIA.
MOÇÃO (Art. 138)
VER.ª IVETE PIFFERO: Requer seja encaminhada Moção de Aplauso ao Sr. Pedro Henrique Brair, Presidente da rede de farmácias São João, por ter incluído Itaqui como um dos municípios beneficiados com a ação solidária que resultou na doação de 10 toneladas de alimentos e Moção de Apelo ao Executivo Municipal solicitando que os templos religiosos do nosso município possam ser abertos para receber público de 30% de sua lotação máxima, obedecendo todas as normas de segurança previstas pelos órgãos de saúde, à prevenção ao Coronavírus (Covid – 19).
VER. EBER ESCOBAR: Solicita seja encaminhada Moção a Srª. Arita Bergmann, Secretária da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e ao Dr. Nelson Teich, Ministro da Saúde requerendo a destinação de respiradores ao Hospital São Patrício de Itaqui.
DESPACHO DA PRESIDÊNCIA: À ORDEM DO DIA.

Saiba mais

Imagens relacionadas

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

<<     de     >>