19/03/2020 - 11h21min

Autoridades do município se reúnem e formam conselho de prevenção ao corona vírus.

Reunião aconteceu nesta manhã na prefeitura com a presença de vereadores, exército, médicos, enfermeiros e integrantes do executivo municipal.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Autoridades reunidas onde foi criado o conselho de prevenção ao corona vírus.

Nesta manhã (19) reuniram-se no gabinete do Prefeito Jarbas diversas autoridades do município para tratar sobre a prevenção do corona vírus, pauta atualmente discutida no mundo todo e em itaqui a mobilização será intensa.
Com a presença de todos os Vereadores da Casa Legislativa, Secretarios, Enfermeiros, Exército e também da médica pneumologista Priscila Kanheski Moreira do Hospital São Patrício foi formado o "Comitê de Prevenção ao Corona Vírus" com a intenção de agir em conjunto com a sociedade e autoridades na prevenção e conscientização da população a respeito da gravidade desta pandemia.

Dr. Priscila expôs aos presentes alguns dados apresentados através de estudos feitos desde o início da disseminação do covid-19 na China, país onde se originou o foco e suas consequências e também a importância de neste momento fazer o isolamento social, ela citou a Itália como exemplo onde as pessoas demoraram muito para se isolar em casa e o avanço da contaminação ocorreu de forma muito rápida.
"Nosso hospital tem apenas dois respiradores a disposição no momento, fator que em caso de uma grande demanda, não teria condições de atender a comunidade", justificou ela.

Foi pautado entre os presentes ações que serão tomadas na prevenção e conscientização nos próximos dias como por exemplo a presença no Exército nas ruas com carro de som pedindo para que a população permaneça em em suas residências saindo apenas em casos de extrema necessidade e também para que usem o máximo possível o sistema de "delivery" em suas compras.

O Governo do Estado decretou desde hoje estado de calamidade pública e o Prefeito Jarbas Martini tomará a mesma iniciativa em Itaqui facilitando assim a aplicação de verbas públicas no combate a pandemia.

O Presidente do Legislativo Vereador César Klein se demonstrou muito preocupado com a situação e colocou a Casa a disposição para ajudar dentro de suas competências assim como adiantamento de valores que geralmente são devolvidos no final do ano.

O comitê de prevenção ao covid-19 ficou assim formado;

Dr. Priscila Kanheski Moreira - Médica Pneumologista
Dr. Lauro Hendges - Médico e Vice-Presidente da Câmara de Vereadores
Coronel Leonardo Franklin - Comandante do 1º RC Mec de Itaqui.
Richard Rocha - Secretário de Saúde do município.
Renata Lima - Enfermeira do HSPI
Luan Ramos Vianna - Secretário de Indústria e Comércio.