Webmail

Webmail

Notícias

05/02/2020 - 11h51min

Mesa Diretora continua com as visitas a entidades e autoridades do município.

Esta semana foi a vez do Poder Judiciário, Receita Federal, Delegado de Polícia Regional e ACII.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Mesa Diretora em visita a Receita Federal.l

A mesa diretora do ano de 2020 continua as visitas agendadas para este início de exercício, ao qual faz parte dos planos de ação da atual administração da Casa Legislativa que esta saindo para se "apresentar" e quer uma maior aproximação com a comunidade, suas entidades representativas para um debate onde os Vereadores estão se colocando a disposição para ouvir a todos, ajudar nos problemas da comunidade ou até mesmo para uma prestação de contas tanto por parte da Câmara quanto das entidades.

Nestes últimos dias os Vereadores César Klein (PP) Lauro Hendges (PDT) e Cleir Fagundes (MDB) integrantes da mesa diretora, dando seguimento a agenda de visitas estiveram em diversos locais, no fórum local reuniram-se com o Dr. André Elias Atalla, Juíz da 1ª Vara Civil de Itaqui que conversou com os Vereadores sobre dados da nossa cidade em relação a tipos de ocorrências atendidas por eles na comarca local, onde Itaqui pode se dizer que é uma cidade relativamente tranquila, seus maiores índices estão em pequenos delitos, ocorrências que envolvem a lei "Maria da Penha" e pequenos furtos, homicídios e latrocínios entre outros são poucos e algumas novidades que chegaram a Itaqui, como as tornozeleiras eletrônicas que na sua opinião ajuda bastante, pois diminuiu as despesas com presidiários e envolvimento de pessoal, o detento continua preso entretanto na sua casa, apenas se sair do perímetro para ele estipulado e não entrar em contato que acarretará serviço aos agentes penitenciários.
Dr. André também já aproveitou e comunicou aos Vereadores que estará deixando nossa cidade nos próximos dias, ele foi transferido para outra comarca mas garantiu aos edis que Itaqui não ficará sem Magistrado para lhe substituir, além da Dr. Magali que atua como chefe na 2ª Vara Civil.


A segunda visita da semana foi na Delegacia da Receita Federal de Itaqui onde se encontraram com o Inspetor Chefe Claiton Meyer e a Chefe Substituta Marisa Foletto que conversaram sobre os dados portuários, burocracia na imigração por parte dos Argentinos, fator que inibe a travessia de muitos itaquienses para o país vizinho.
Assunto que também esteve em pauta na reunião foi relacionado aos free shops, regras de instalação, documentações exigidas por parte da receita federal.
A principio Itaqui estará recendo sua primeira loja nos próximos dias em local já definido conforme informação recebida através da mídia local a uns dias atrás.


Outra importante visita foi do Delegado Guilherme Milan Antunes que é chefe da 21ª Delegacia de Polícia Regional, com sede em Santiago e responsável pelas Delegacias das cidades de Capão do Cipó, Itacurubi, Unistalda, Nova Esperança do Sul, Jaguari, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, São Borja, Itaqui e Mata.
Dr. Guilherme esteve na manhã de Terça-feira (04) em visita ao Gabinete do Presidente César Klein na Câmara de Vereadores, ele que atuou por alguns anos como titular da Delegacia de Itaqui e tem muitos amigos aqui mas vem sempre a cidade a trabalho.
Em conversa o Delegado informou que algumas ações da Polícia Civil na região já começaram a render resultados positivos, dentre elas o abigeato que de uns meses pra cá reduziu seus índices em 43% onde foram apreendidos em torno de 20 caminhões com animais roubados.
Outra ação da PC também agora são os registros de flagrantes digital, sem a presença física do responsável pela delegacia no local, fator que tem contribuído positivamente no trabalho dos policias em Itaqui, tanto na agilidade quanto na finalização do trabalho devido a falta de um Delegado titular em nossa cidade.
O Presidente César questionou sobre este assunto e o Delegado Guilherme informou que Itaqui esta como prioridade para o Chefe de Polícia do Estado onde nossa cidade certamente será contemplada com um novo Delegado até Agosto ou Setembro no máximo, quando termina a academia dos novos formados.

A última visita desta semana foi no prédio da ACII- Associação Comercial e Industrial de Itaqui com a presença do Presidente Sr. Volnei Schweig, do 1° Vice Presidente Adelar Cruz Oviedo e o Diretor de Patrimônio Luan Ramos Viana que também exerce a função de Secretário de Indústria e Comércio do município, instituição que muito bem representa nosso comercio local como disse o Vereador Lauro justificando a visita da mesa diretora.
Os empresários e os Vereadores colocaram em pauta diversos assuntos referente ao nosso comércio, taxas de desemprego , as dificuldades que a cidade vem enfrentando com a crise no setor agropecuário, salários parcelados por parte dos governos estadual e municipal, fator que reflete direto na economia do município entretanto Itaqui esta recebendo investimento, grandes empresas estão se instalando na cidade, usamos como exemplo a oryzasil, empresa internacional, magazine Luiza entre outras ou até mesmo aumentando suas instalações como é o caso de grande redes de departamento além dos free shops que segundo os Diretores da ACII, não virão sozinho, após a instalação do primeiro a concorrência virá junto.
Outro assunto em pauta foi o Projeto Magia de Natal que teve algumas divergências no ano passado mas esta mantido sua edição para este ano, apesar de no mês de junho de 2020 acontecer a eleição da nova diretoria da ACII.
O Projeto Magia de Natal movimentou em torno de R$ 40.000,00 em investimento para sua apresentação entre doações e arrecadações.
A Diretoria da ACII informou que tem interesse em realização de feiras na cidade e também participar de algumas já existentes como a Expofeira de Itaqui organizada pelo Sindicato Rural e a ARBRA, evento bi-nacional que acontece em Itaqui e nas cidades vizinhas de alvear e La Cruz.

Na próxima semana a mesa diretora segue sua agenda de visitas pelo município.

Saiba mais

Imagens relacionadas

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

<<     de     >>