30/01/2020 - 10h18min

Mesa Diretora inicia sequência de visitas a entidades no município.

Presidente César Klein, Vice-Presidente Lauro Hendges e a Secretária Vereadora Cleir Fagundes estão visitando orgãos públicos e demais entidades para uma aproximação com o Poder Legislativo.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Mesa Diretora em visita ao Prefeito Jarbas.

A Mesa Diretora do ano de 2020 composta pelos Vereadores César Klein (PP), Presidente, Vereador Lauro Hendges (PDT), Vice-Presidente e pela Vereadora Cleir Fagundes (MDB) Secretária, iniciaram esta semana uma sequência de visitas de "cortesia" à autoridades dos poderes Executivo e Judiciário, entidades representativas do município entre outras para uma aproximação com o Poder Legislativo onde se colocaram a disposição para o que fosse preciso dentro das suas competências no sentido de ajudar a comunidade itaquiense.

Na manhã de ontem (29) ocorreu a visita ao Gabinete do Prefeito Jarbas Martini onde trataram diversas pautas dentre elas o salário do funcionalismo e o Prefeito Jarbas disse que ocorrerá à partir de Fevereiro já algumas mudanças na forma de pagamento, onde todos receberão a mesma porcentagem, funcionários ativos e inativos, exemplo se no dia 10 ele pagar 50% da folha, pagará a todos com exceção dos professores que recebem também com verba do Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e é bem provável que venham a receber com integralidade seus salários em uma só parcela, pedido que ele fez pessoalmente a Secretaria da Fazenda.
Os Vereadores também conversaram com o Prefeito sobre as questões do asfalto, que teve recomendações na sua aplicação pelo ministério público e o Prefeito Jarbas afirmou que já foram tomadas as devidas providências e sobre o lixo em relação ao novo local de transbordo não houve aporte financeiro pela Prefeitura e o Prefeito disse que esteve na FUNASA - Fundação Nacional da Saúde em Brasília e levou o projeto de construção da nova usina dos catadores, pois Itaqui já possui um plano municipal de saneamento básico inclusive com local destinado para início da obra e hoje aguarda aprovação do congresso federal.
Sobre a questão do protesto que esta acontecendo pelos catadores em frente a empresa Ansus ele justificou aos Vereadores que é uma questão bem complexa e hoje não depende dele, pois se continuasse como estava a Prefeitura pagaria severas multas da Fepam e ele como Prefeito responderia a processo crime, portanto foi feito um processo licitatório e a empresa Ansus, vencedora é hoje a responsável pela coleta, transbordo e transferência dos resíduos para seu destino final, na cidade de Giruá.
O Prefeito Jarbas agradeceu a visita da Mesa Diretora e desejou um bom trabalho à todos nesse ano que será um ano diferente por se tratar de um ano eleitoral e afirmou que as diferenças políticas devem ficar de lado pensando sempre no bem da cidade.

A segunda visita da manhã foi com a Direção do CDL - Câmara de Dirigentes e Lojistas de Itaqui na presença das Sras. Verônica Marques e Rosa Andrade que conversaram com os Vereadores sobre a atual realidade do comércio local e também ações futuras para beneficiar os associados e parceiros do CDL.

Já na primeira hora da tarde a visita ocorreu no Ministério Público aos Promotores Heráclito Mota Barreto Neto e Vitor Hugo Chiuzuli que em conversa com os Vereadores afirmaram que estão felizes de estar atuando em Itaqui e também ter a Câmara de Vereadores como parceira na fiscalização dos atos públicos e demais assuntos pois querem ter seu trabalho realizado com resultados onde beneficiam o bem estar geral da comunidade.
Os Promotores estão com bastante demanda de trabalho apesar de Itaqui ser uma cidade relativamente pequena mas pretendem finalizar a maioria dos processos encaminhados ao Ministério Público no período que permanecerem na cidade e também deram a boa notícia aos Vereadores que Itaqui esta nas prioridades da chefia de Polícia do Estado para receber um Delegado até Maio a princípio, como informou o Promotor Heráclito se não houver uma "segunda ordem".
Vereadores e Promotores também colocaram em pauta assuntos pertinentes ao processo eleitoral que ocorrerá neste ano para que todos fiquem atentos as leis e obrigações para que não ocorra problemas e ninguém saia prejudicado durante os períodos de campanha, época que o Ministério Público tem muito trabalho além das demandas já existentes.

Os vereadores integrantes da Mesa Diretora seguem esta semana com as visitas de cortesia aproveitando o período de recesso na Casa Legislativa, onde não estão ocorrendo as Sessões Ordinárias.
A Câmara de Vereadores de Itaqui esta funcionando de Segunda à Sexta-feira das 08:00 às 12:00 da manhã até o final de Fevereiro quando encerra o recesso.