26/10/2019 - 16h13min

Câmara de Vereadores de Itaqui participa de reunião e eleição da nova Diretoria da Ulfro.

União dos Legislativos da Fronteira Oeste se reuniu em Uruguaiana para eleição da nova diretoria biênio 2019/2020

Por Ascom - Câmara de Vereadores

A reunião já aconteceu sob o comando da nova Diretoria.

Os Vereadores César Klein (PP) e Éber Escobar de Almeida (PDT) estiveram presentes na cidade de Uruguaiana-rs nos dias 24 e 25 de Outubro representando o legislativo itaquiense na 181º Reunião da Ulfro onde foi debatido temas relevantes como segurança, saúde e estradas federais além da eleição da Diretoria Biênio 2019/2020.

A Ulfro é composta pelos Legislativos das cidades de Quaraí, Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Rosário do Sul, São Gabriel, Santana do Livramento, Santa Margarida do Sul, São Borja, Vila Nova do Sul e Uruguaiana e seu objetivo é lutar em conjunto por melhorias para todas as cidades do grupo através de suas forças políticas com Deputados Estaduais e Federais além claro, de movimentos próprios da Ulfro junto ao Governo do Estado e também Federal.

A nova diretoria para o biênio 2019/2020 ficou sob a Presidência do Vereador Mário Augusto Teixeira de Souza da cidade de Quaraí e tem o Vereador Itaquiense Éber Escobar de Almeida como 2º Vice-Presidente onde acontecerão reuniões periódicas para tratarem assuntos diversos sempre relacionados a nossa fronteira.

Esta reunião que aconteceu na cidade de Uruguaiana teve pautas relevantes e de interesse geral da população, como a situação da Santa Casa de Uruguaiana que atende a diversos municípios da região com um "painel" sobre a nova realidade da saúde em Uruguaiana pela Administradora da Santa Casa Taís Aramburu e posterior visita as instalações.
O segundo painelista da tarde foi o Engenheiro responsável do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT local, Eng. Pablo Mey sobre a situação da BR 472 e da Ponte do Ibicuí com apresentação de dados, valores aplicados na rodovia para manutenção, metas futuras e também explanou aos presentes a atual situação da licitação da nova ponte sobre o Rio Ibicuí que no momento esta paralisada pelo Ministério Público por motivo de desincompatibilização financeira.
No dia 25 pela manhã o tema em painel foi a segurança pública na fronteira pelo Ten. Cel. Zuco comandante do 1º BPAF de Uruguaiana que também apresentou dados da região aos presentes e ações da brigada militar para conter a criminalidade principalmente nas questões de abigeato que tem altos índices na região.

Para finalizar a reunião foi colocado em pauta as propostas e escolha do novo local e data para a próxima reunião que foi decidido entre os presentes a cidade de Santa Margarida do Sul.