26/10/2019 - 15h01min

Câmara de Vereadores em busca de solução para o lixão.

Vereadores estiveram reunidos com empresa Ansus, responsável pela coleta e também com a Associação dos catadores.

Por Ascom - Câmara de Vereadores

Vereadores querem uma solução par o lixo e para os catadores.

Estiveram na quinta-feira (24) visitando a empresa Ansus, responsável pelo coleta do lixo em Itaqui o Vereador Clóvis Correa (MDB) Presidente do Legislativo Itaquiense com a sua mesa Diretora composta pela Vereadora Queli Ferreira (PP) Vice-Presidente e pelo Secretário Leonardo Betin (PDT) além dos Vereadores Cleir Fagundes (MDB) e Rafael Veiga (PSB) para uma conversa com o Supervisor da Ansus, Sr. Ricardo Moura e Jaqueline de Oliveira da Rosa, funcionária da empresa para tratarem questões referentes a coleta e depósito do lixo na cidade.
A Prefeitura Municipal precisa terminar com o atual "lixão" no acesso sul por questões ambientais e burocráticas e a empresa Ansus, responsável pela coleta e armazenamento do lixo até o seu transbordo para a cidade de Santa Maria já esta providenciando um novo local para depósito entretanto esta acontecendo um descontamento por parte dos catadores que não poderão trabalhar no novo local de armazenamento, devido ao mesmo ser dentro do pátio da empresa e isso iria afetar as diversas questões trabalhistas, como informou o Sr. Ricardo.
Os Vereadores conversaram com os responsáveis para tentar achar uma solução com a finalidade de não prejudicar a prefeitura nas questões burocráticas como multas entre outros problemas e tampouco a classe dos catadores onde visitaram as novas instalações da Ansus, inclusive o local onde será armazenado o lixo que esta em fase final de acabamentos.

No mesmo dia se deslocaram até o lixão para uma conversa com a Cooperativa dos Catadores e puderam ver de perto as más condições de trabalho e os problemas ambientais que o lixo vem causando para aquela área, onde os catadores relataram aos Vereadores que só querem poder continuar trabalhando, que existe em torno de 30 famílias que tiram o seu sustento dali e não podem parar, independente de onde for armazenado o lixo.

Ficou marcado para a próxima quarta-feira dia 30 de Outubro, uma reunião no Gabinete do Prefeito entre os Catadores, os poderes Executivo e Legislativo além dos Diretores da empresa Ansus para enfim achar uma solução.