04/09/2019 - 10h18min

27º Sessão Ordinária teve homenagem a Escola São Patrício e visita da Presidente do FAPS.

Vereadora Ivete Píffero foi a proponente da homenagem aos 69 anos da Escola São Patrício.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Comitiva da Escola São Patrício.

Na 27º Sessão Ordinária (03) desta semana a Câmara de Vereadores prestou uma homenagem a Escola Estadual São Patrício pela passagem de seus 69 anos de existência por requerimento da Vereadora Ivete Píffero (PSB) e aprovado por unanimidade por todos os Vereadores da Casa legislativa Itaquiense.

A Vereadora Ivete justificou o voto de louvor em reconhecimento a este importante educandário que muito tem contribuído para educação dos itaquienses nestes 69 anos completados no último dia 30 de Agosto e em seu pronunciamento a Vereadora contou um pouco da história da Escola a todos os presentes;

O Colégio Estadual São Patrício foi fundado em 30 de agosto de 1950. Inicialmente denominado Ginásio São Patrício, em homenagem ao padroeiro da cidade.
Iniciou seu funcionamento no Prédio do Grupo Escolar Osvaldo Cruz, a partir de março de l955.
Sua primeira Diretora foi a professora Ulisséia Lima Barbosa, cargo este ocupado, posteriormente, pelos professores:

- Prof. Nestor José Kaercher 1959(Setembro)
- Prof.Dr. Olímpio Cavalcanti de A .Tabajara 1959( Set. a Nov.)
- Prof. José Fridolino Dahmer 1959(Nov a Fev.1963)
- Prof. Dr. José Thomas Ferreira 1963(Fev.e Março)
- Prof. Dr. José Martins Pereira 1963( Março a Dez.)
- Prof. Dr. Breno Nunes Lopes 10/04/64 a 26/09/66
- Prof.Dr. José Patrício S. Cademartori 26/09/66 a 26/02/72
- Prof. Roque Steffen 1972 a 1973
- Prof.ª Sheyla Sayago Passamani 1973 a 1975
- Prof.ª Martha Luzia Houayek Delgado 1975 a 1976
- Prof.ª Nara Claudina N. Salvado 1976 a 1978
- Prof.ª Sheyla Sayago Passamani, Prof.ª Maria da Graça Gudolle e Prof.ª Martha Luzia H. Delgado 1978 a 1979
- Prof. Paulo Renato Viaro 1980 a 1982
- Prof.ª Eleni Pereira Tavares 1983 a 1985
- Prof.ª Vera Maria Beheregaray Silva 1986 a 1988
- Prof. José Florêncio G. Meichtry 1989 a 1991
- Prof.ª Maria Elena Bicca Ardais 1992 a 1994
- Prof.ª Alzira Cabral da Silva 1995
- Prof.ª Giselda Belmonte Cereja 1996 a 1997
- Prof. Luis Antonio dos Santos Pires 1998 a 2001
- Profª Vera Regina Ferreira Alderete 2002 a 2012
- Profª Juliana Silveira Veppo 2013 a 2015

Atualmente a direção está a cargo do professor José Darci Benites Goulart tendo como vice-diretores: Liselena Lopes - turno manhã; Denise Cardoso Bortolotto e Ana Pavec Dias, turno da tarde, e Leandro de Almeida Serres no turno da noite.
A coordenação Pedagógica do Ensino Regular e EJA é exercida pelos professores: Édina Borges, Juliana Silveira Veppo e Lisiane Ugalde. Orientadoras educacionais Simone Gomes Guterres e Edaine Aparecida Rios.
A Escola atende em média 1.000 alunos, distribuídos em três turnos: manhã, tarde e noite.
Atualmente, a Escola oferece as seguintes modalidades de Ensino: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) a qual foi implantada no ano de 2004, com o objetivo de atender às necessidades da nossa comunidade escolar.
O corpo docente é composto por 60 professores e 19 funcionários.
Dentre os projetos desenvolvidos pela escola encontra-se o PIBID, programa vinculado a UNIPAMPA, curso de Matemática, onde os universitários desenvolvem projetos e apoio pedagógico, também o Programa Mais Alfabetização que é financiado pelo governo Federal e beneficia os alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental.
Também destaca-se em nosso educandário a Banda Marcial “Dragões da Independência” composta por 45 integrantes, coordenada pelo diretor José Darci e os professores de música Ricardo Machado Farias, Everton Schikovitz Mengotti e Renivan de Oliveira Alves. Do mesmo modo o Ginásio Castelão, onde são praticadas as mais diversas modalidades de esportes, pelos alunos da Escola e também por entidades ou associações de nossa comunidade.
A história da escola é mantida pelo Museu Professor José Hélio Silveira, fundado e coordenado pela professora Gizelda Belmonte Cereja, o único na cidade, é registrado no SEM ( Serviço Estadual De Museus), constando também no guia de museus do Rio Grande do Sul.
A filosofia de nossa escola é conscientizar a Comunidade Escolar da importância da efetiva participação para a formação de cidadãos críticos e participativos, tendo por base a democracia, a liberdade e a responsabilidade.
Logo após o Professor José Darci recebeu a honraria das mãos da Vereadora Ivete e fez uso da palavra agradecendo a distinção recebida.

Na segunda parte da Sessão Ordinária os Vereadores receberam a visita da Presidente do FAPS (Fundo de Aponsentadoria e Pensão ao Servidor), Sra. Teresa Alves por requerimento do Vereador Emerson Ramos (PTB) para prestar esclarecimentos sobre a ausência de descontos para o FAPS sobre os FGs de diretores de escolas de pequeno porte.
O Vereador Emerson justificou que são legisladores e temos que exercer além da fiscalização a responsabilidade de defender as pautas em defesa do futuro da aposentadoria dos funcionários e do município.
Terezinha como é conhecida respondeu a todos os questionamentos dos Vereadores entretanto até o momento o futuro do FAPS é incerto e foi cogitado entre os presentes a realização de uma audiência pública com a presença de autoridades e funcionários para tratarem o assunto.