12/06/2019 - 11h10min

Câmara de Vereadores de Itaqui obtem 100% de aprovação em transparência na gestão 2018.

Avaliação é feita pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

imagem ilustrativa

Desde o ano de 2018 na gestão do então Presidente Vereador Leonardo Betin (PDT) o Portal da Transparência da Câmara de Vereadores de Itaqui passou por alterações com mudanças que visam tornar o ambiente virtual mais dinâmico e acessível ao cidadão que deseja obter informações sobre a gestão orçamentário-financeira, servidores, remunerações, diárias, compras, entre outros critérios legais exigidos e avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, amparado pelas Legislações que regulam e norteiam a utilização de recursos públicos.

A implementação das mudanças iniciou em 2018, em uma ação conjunta coordenada pelo Vereador Leonardo Betin (PDT), Presidente na época, com o Contador e a Assessoria de Comunicação do órgão.
De acordo com Amilton Jesus Winkelmann, Contador do Legislativo, a principal mudança feita foi a de unificar e organizar as informações, além de tornar a busca mais acessível e didática ao usuário das mesmas, ou seja, o cidadão.

Além de atender as exigências do Tribunal de Contas do Estado do RS (TCE-RS) tais alterações no portal vão ao encontro do perfil de atuação da atual mesa diretora na qual valoriza e reconhece a importância da transparência de ações e recursos públicos e até 2017, dos 59 itens avaliados, atendíamos em média 75% do critérios. No ano de 2018 a Câmara de Vereadores de Itaqui obteve 100% de aprovação, atendendo aos 59 itens de avaliação.

O Vereador Leonardo Betin recebeu com muita satisfação a notícia desta avaliação que consolida um compromisso firmado da então mesa diretora com a transparência dos recursos e atos públicos e acima de tudo, compromisso com a gestão pública.