17/05/2019 - 10h45min

Câmara de Vereadores e Unipampa, uma parceria para o futuro!

As duas instituições se únem em prol do futuro da universidade na nossa cidade.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Integrantes da Unipampa junto dos Vereadores.

Estiveram na semana passada na Câmara de Vereadores de Itaqui um grupo de Técnicos e Professores da Universidade Federal do Pampa - Unipampa Campus de Itaqui, eles que atuam na área de pesquisas e projetos daquela instituição onde vieram ao encontro dos Vereadores para uma conversa sobre diversas pautas.
A intenção do grupo é desenvolver projetos em parceria com o Poder Público e até mesmo a iniciativa privada que fomente o crescimento da cidade e consequentemente ajudariam na continuidade do campus em Itaqui.

A proposta é uma maior integração entre o Poder Legislativo e a Universidade e a criação da Comissão Especial em Defesa das Universidades e Institutos Federais de Educação que será destinada a análise e proposições referente as universidades federais da nossa região, promover debates com as referidas instituições, sociedade e principalmente com deputados federais e senadores.

Após esta reunião os Vereadores e o grupo da Unipampa voltou a se reunir, mas para discutir sobre uma nova pauta que surgiu;
O Ministério da Educação sinalizou uma possibilidade de cortes de contingenciamento nas verbas da educação, uma espécie de bloqueio preventivo para ajustes, entretanto ainda nada efetivado pelo governo federal mas essa questão já tem gerado muitos protestos no país e em Itaqui não foi diferente.

Na quarta-feira (16) foi realizado um debate nas dependências da Unipampa em itaqui simultaneamente a paralisações e protestos em outras cidades, onde reuniram-se Professores, Técnicos, Alunos, Vereadores e integrantes de alguns sindicatos da categoria para tratar sobre o futuro das Universidades Federais caso o corte venha a ocorrer e quais seriam suas consequências.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Clóvis Correa (MDB) e os Vereadores Éber Escobar (PDT) e Leonardo Betin (PDT) se manisfestaram aos presentes enaltecendo a importância das instituiçoes federais de ensino para o desenvolvimento do país e também relataram alguns lutas por eles encampadas para a instalação do Campus em Itaqui, se colocando a disposição para ajudar no que fosse preciso, pois são sabedores dos prejuízos que a Universidade teria se os cortes forem efetivados pelo Ministério da Educação.
Esta sendo divulgado nas redes sociais um vídeo do ministro da Educação, Abraham Weintraub explicando a população que o corte de contingenciamento seria de aproximadamente 3.5% e não de 30% como vem sendo divulgado pela imprensa nacional.