17/04/2019 - 08h03min

Câmara de Vereadores estreia novo sistema de transmissão ao vivo via facebook.

Em Sessão Ordinária que teve visita de Secretários e votação de projeto polêmico.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Vereadores e moradores da rua afonso escobar.

Na Sessão Ordinária desta semana (16) na Câmara de Vereadores de Itaqui teve a estreia da nova transmissão ao vivo via facebook, as já conhecidas "live" que acontecem neste parlamento desde 2017, início do novo período legislativo.
A assessoria de comunicação da Casa Legislativa através de seu Assessor Luis Francisco Coffi implantou o sistema em Maio de 2017 como teste, com uma mesa de som amadora e de lá para cá, apenas a mesa de som foi adquirida para melhorar a transmissão onde uma webcam de computador fazia todo trabalho de vídeo.
O atual Presidente, Vereador Clóvis Correa (MDB) resolveu investir e modernizar a transmissão, pois como se tratava de um acesso gratuito ao cidadão e ainda não estava bem definido como seria as transmissões via rádio este ano, tendo em vista que muitas pessoas que gostam de assistir as sessões não podem vir até ao plenário da Câmara, ele investiu em equipamentos como câmeras de vídeo e um moderno computador que pudesse oferecer mais qualidade aos seguidores da rede social "facebook" para assistir gratuitamente as sessões e outros eventos da Câmara de Vereadores de Itaqui diretamente de suas casas ou até mesmo de smartphones.
O software foi desenvolvido pela empresa itaquiense Garra Sistemas de Segurança e conta com três câmeras que produzem seis diferentes tipos de imagens, dos púlpitos, das bancadas e do público em geral.

A Sessão também teve a visita dos Secretários Fabiano Virgilli Calvano da Administração e do Secretário de Esporte, Cultura e Lazer Cláudio Flain representantes da COMCARI que vieram a convite da Vereadora Ivete Píffero (PSB) para fazer a prestação de contas do carnaval 2019.
Os Vereadores fizeram diversos tipos de questionamentos relacionados ao custo do carnaval, valores de frisas, camarotes entre outros pontos como a pouca participação do público nas áreas populares.
Os dois Secretários responderam os questionamentos em conjunto citando os pontos positivos e negativos do carnaval, destacando que em outros anos se gastou três vezes mais para a realização do mesmo e que já deram início as reuniões da comcari para ajustar os erros e acertos deste ano para o carnaval de 2020.

Logo após o fim dos esclarecimentos dos Secretários se deu início as votações dos projetos em pauta, dentre eles o projeto 06/2019 de origem do Poder Executivo que trata sobre a contratação de crédito junto a caixa federal no valor de R$ 5.080.067,38 (Cinco milhões, oitenta mil e sessenta e sete reais com trinta e oito centavos) destinados a pavimentação asfáltica da rua Afonso Escobar onde teve bastante repercussão devido a atual situação em que se encontram os cofres públicos e também por ser através de empresa terceirizada o serviço, pois a poucos meses a Prefeitura municipal adquiriu uma usina de asfalto.
O projeto teve parecer contrario nas duas comissões da Casa Legislativa em que tramitou, a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e pela COFT (Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação) além do IGAM, órgão que auxilia a Câmara de Vereadores em diversos projetos baseados no índices que estão acima do percentual permitido para contrair novas dívidas.
Mesmo com os pareceres contrários o projeto foi a votação em plenário, com a presença de grande parte dos moradores da rua Afonso Escobar, ele foi aprovado pelos Vereadores da Casa com o placar de 7x1, apenas o Vereador Lauro Hendges (PDT) votou contra alegando que não era contra o progresso na sua cidade, mas não poderia avalizar algo que vai contra sua maneira de pensar e agir, tendo em vista a atual situação financeira do poder executivo e com todas as comissões dando parecer contrário, justificou.
Os Vereadores Emerson Ramos (PTB) e Rafael Veiga (PSB) não participaram da votação pois se encontravam fora da cidade para realização de cursos.

Na data de ontem também aconteceu o primeiro chamamento dos aprovados no processo seletivo para contratação de estagiários, concurso inédito na Câmara de Vereadores de Itaqui.