27/03/2019 - 10h37min

Câmara de Vereadores realiza Audiência Pública para discutir projeto de pavimentação da Rua Afonso Escobar.

Audiência proposta pelos Vereadores Éber Escobar e Ivete Píffero trouxe moradores da Rua Afonso Escobar, representantes dos Sindicatos e Empresários para debater este importante projeto.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Público presente na audiência pública.

Na noite de ontem (26) aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Itaqui, a Audiência Pública proposta pelos Vereadores Éber Escobar (PDT) e Ivete Píffero (PSB) para discutir o Projeto de Lei 06/2019 de origem do Poder Executivo que permite o mesmo a contrair empréstimo para pavimentação de dez quadras na Rua Afonso Escobar.

Com grande presença dos moradores da Rua Afonso Escobar, que criaram uma comissão para tratar o assunto, Empresários, todos os Vereadores da Casa e também representantes do Poder Executivo, o Secretário da Administração Igor Ardais e o funcionário Clair Villa da Captação de Recursos onde a audiência teve um importante debate, em que os presentes colocaram suas opiniões, dúvidas, ponderações entre outros aspectos técnicos.

Os Vereadores, que serão os "avalistas" do projeto, pois ele depende da aprovação desta Casa fizeram muitos questionamentos, deixando claro que são a favor do desenvolvimento do município entretanto precisam zelar pelas contas públicas e pelos servidores, pois se aprovado for, acarretará mais um financiamento a ser pago, R$ 3.871.000,00 à serem pagos em vinte anos e já foi aprovado o financiamento para compra de usina de asfalto além é claro da contra partida que envolve este projeto 06/2019, com valor de R$ 240.000,00 parcelados.

O Secretário Igor Ardais disse que este projeto vem sendo comentado desde 2007 e que vai muito além de moradores e pessoas que tem interesse em terrenos na Afonso Escobar, ele trará o desenvolvimento para o município gerando crescimento comercial no local, logo passou a palavra ao funcionário da captação de recursos, Clair Villa para esclarecimentos técnicos.

Os moradores também se manifetaram justificando seus interesses no asfaltamento e disseram que assim como em outros anos, seus impostos ajudaram a pagar asfalto em outras ruas da cidade e que agora chegou a vez da Rua Afonso Escobar.

Já os integrantes do Sindserp disseram que são a favor do progresso mas questionaram se esse é o momento de contrair novas dívidas, pois estavam ali representando todos os funcionários da Prefeitura que recebem seus salários parcelados, então pediram aos Vereadores que pensem bem no assunto, pois justificaram que o posicionamento deles é técnico.

A Vereadora Ivete finalizou a audiência comunicando aos presentes que agora este projeto segue para as comissões da Câmara onde serão intimados para esclarecimentos os engenheiros, pessoas que necessário seja, para que os Vereadores possam tomar uma decisão justa a todos.