22/08/2018 - 12h39min

25º Sessão Ordinária teve homenagens e uso da tribuna popular.

Vereador Igor Ardais foi o proponente das homenagens e Delegado Sindical do Sindiágua ocupa a tribuna popular.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Sindiágua trouxe uma importante pauta para a Casa Legislativa.

O Plenário da Câmara de Vereadores na 25º Sessão Ordinária desta Terça-Feira, 21 de Agosto de 2018 foi palco de duas homenagens por requerimento do Vereador Igor Ardais (PP), a primeira ao Sr. Nilvio Gudolle Zacouteguy pelos 30 anos de serviços na agência Sicredi de Itaqui, com dedicação, afinco e um ótimo relacionamento e atendimento aos clientes e associados da agência.
A Segunda homenagem da noite foi a equipe de futebol do Flamengo de Itaqui por ter conquistado a segunda colocação na Copa Sul Americana em Ourinhos, São Paulo, que com apenas dois anos de existência já participou de cinco grandes competições de nível nacional e internacional.

O Vereador Igor fez uso da palavra parabenizando o amigo Nilvio pelo tempo de trabalho prestado a mesma instituição, sempre com muita dedicação e responsabilidade, nunca deixando de lado o seu jeito simples e amigo de ser no tratamento com as pessoas e também parabenizou os atletas, pais e comissão técnica da equipe do "flamenguinho" como é carinhosamente chamado em Itaqui pelos excelentes resultados obtidos nas competições pelas quais já participou.

A segunda parte da Sessão teve a tribuna popular ocupada pelo Sindicato Sindiágua, na pessoa do Sr. Daniel Goulart , Delegado Sindical de Itaqui que veio fazer um esclarecimento com repúdio a MP 844/18 de 06 de Julho de 2018, promulgada pelo Presidente Michel Temer que retira dos municípios, quando concedentes dos serviços de saneamento básico, a autoridade do Poder Legislativo transformando-o em mero espectador dos processos, transferindo a responsabilidade das decisões para atos exclusivos do Poder Executivo.
Segundo uma "carta de alerta" do Sindiágua, trazida em mãos por Daniel à todos os Vereadores da Casa, a MP esta ceifada de inconstitucionalidades o que certamente acarretará um grande número de Ações Diretas de Inconstitucionalidades (ADINs) e, até que as ações possam surtir algum tipo de efeito, os estragos causados pela referida MP serão irreversíveis, pois o texto escancara o favorecimento às privatizações da água, destruindo o princípio do subsídio cruzado, criando mecanismos favoráveis aos municípios que apresentarem maiores condições de lucro e abandonando os municípios com menos atrativos financeiramente para as empresas privadas de saneamento, que são a maioria no território nacional.

Reconhecendo a importância do Poder Legislativo, pelas atitudes democráticas que o Poder concede, o Sindicato pede diante do cenário preocupante que vive o país, que a Casa Legislativa Itaquiense interceda junto aos representantes do Congresso Nacional a derrubada da MP 844/18.