Webmail

Webmail

Notícias

10/08/2018 - 11h25min

2º Intercâmbio Cultural de Arte e Educação em La Cruz na Argentina.

Evento contou com a presença de Autoridades de Itaqui, das cidades vizinhas da Argentina e Direção da Unipampa, campus Itaqui.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Comitiva Itaquiense participante do evento na Argentina.

O dia 09 de Agosto de 2018 foi um dia atípico para algumas Autoridades de Itaqui e das cidades vizinhas de Alvear e La Cruz, pois ocorreu o 2º Intercâmbio Cultural de Arte e Educação na cidade de La Cruz, província de Corrientes no país vizinho Argentina.

Trate-se de um evento onde o anfitrião apresenta sua história, suas culturas e também serviu para um importante encontro entre Autoridades dos dois países, das cidades fronteiriças, que tem por interesse a formação de uma comissão de cultura, o Comitê de Integração Fronteiriça entre Itaqui, Alvear e La cruz na Argentina com o intuito de organizar festivais, facilitar o acesso dos moradores das cidades na fronteira, o intercâmbio com a Unipampa, para que nossos "hermanos" possam vir estudar aqui e também se estuda a possibilidade do translado marítimo nos finais de semana.

O intercâmbio de ontem contou com a presença de uma grande comitiva itaquiense, por parte do Poder Legislativo o Vereador César Klein (PP), que fez um discurso em espanhol fluente para todos os presentes e alguns Assessores foram representando a Casa juntamente com o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Município Sr. Claúdio Flain, sua Adjunta do setor de Cultura Sra. Maritza Rossi e a Assessora Mariana Lins, além do Secretário de Indústria e Comércio Sr. Astor Fleck e Rudimar Ferreira pela assessoria de imprensa.

A Unipampa também enviou uma comitiva para apresentar a Universidade para os vizinhos Argentinos, composta pela Vice-Diretora Karina Almeida, pela Professora Luciana Ethur e um grupo de alunos que explanou sobre os cursos oferecidos pelo Campus de Itaqui.

A Sra. Criziane Rossi, proprietária da Kikademia também se fez presente com uma equipe onde fez uma apresentação para os locais, além de artistas itaquienses e convidados envolvidos com a cultura na nossa cidade.

Da parte da cidade de Alvear se faziam presente na integração cultural a Sub-Prefeita de Alvear, Sra. Carina Nazer, a Secretária de Cultura e Educação Sra. Flavia Lujan e os integrantes do Instituto de Formação Doscente de Alvear.
De La Cruz estavam o Prefeito (Intendente) Sr. Luis Calomadre, o Sub-Prefeito Sr. João Silva e a Secretária de Cultura Jimena Acuna além de integrantes do Conservatório Fracassi, participantes na organização do evento.

Após a cerimônia na Prefeitura de La Cruz onde as comitivas receberam certificados de participação e mimos entregues pelas autoridades, todos se dirigiram as visitações nos museus, igreja, praça e casas históricas de La Cruz sempre acompanhados por guias turísticos que explicavam tudo sobre a história dos 30 povos jesuítas guaranis, as reduções no Séc. XVIII.

O próximo Intercâmbio Cultural acontecerá em Itaqui nos dias 27 e 28 de Setembro com muitas atrações para os convidados.

Saiba mais

Imagens relacionadas

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

<<     de     >>

Vereadores relacionados