25/07/2018 - 10h20min

21º Sessão Ordinária teve a visita do Presidente do Conselho Administrativo do Hospital São Patrício.

Dr. Cristian Bazanella Longhinoti veio a convite da Vereadora Ivete Píffero.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Presidente do Conselho do Hospital Dr. Cristian junto aos Vereadores da Casa.

Na 21º Sessão Ordinária que aconteceu na manhã desta Terça-feira (24) a Câmara de Vereadores recebeu a visita do Presidente do Conselho Administrativo do Hospital São Patrício, Dr. Cristian Bazanella Longhinoti a convite da Vereadora Ivete Píffero (PSB) que sugeriu a visita do Presidente do Conselho para relatar a vida financeira da Entidade, já que a Câmara de Vereadores de Itaqui é parceira do Hospital a bastante tempo.

Dr. Cristian assumiu a Presidência do Conselho a poucos meses e segundo os dados por ele apresentado a situação do Hospital é crítica, com um déficit de aproximadamente dois milhões de reais e com uma folha de pagamento de trezentos e vinte mil reais ao mês, o Hospital esta sufocado financeiramente pois tanto o Estado quanto o Município atrasam seus pagamentos ao Hospital pelos serviços prestados, como o próprio Presidente Cristian explanou, não se trata de doação e sim pagamentos de serviços, hoje o Estado deve ao Hospital a quantia de R$ 372,480,00 e por parte do município que repassou R$ 4.550,000,00 em 18 meses, uma média de R$ 220.000,00 mês ainda deve hoje a quantia de R$ 568.000,00 ao Hospital além dos repasses de convênios que também estão em atraso e correspondem a 10% da receita da Entidade.

Todos esses fatores levaram o Hospital a ter problemas com atrasos a fornecedores, a conta de luz que este ano ainda não foi paga, sendo a sétima conta do mês em aberto, o Dr. Cristian justificou que isso não se trata de má gestão, pois o Hospital São Patrício existe desde 1885 passando por auditoria de diversos órgãos públicos sérios, como o Tribunal de Contas por exemplo e nesses anos todos, nenhum administrador teve apontamentos com irregularidades, apenas os impostos estão em dia para não gerar problemas com as negativas, quando necessário no recebimento de uma emenda por exemplo, inclusive enalteceu a qualidade da equipe de profissionais nas diversas áreas que trabalham no Hospital, como o Sr. Ademar Lermer, Diretor da Entidade que o acompanhava na Sessão de hoje.

Logo após a sua explanação, Dr. Cristian se colocou a disposição dos Vereadores da Casa para dúvidas, questionamentos e também agradeceu a parceria com esta Casa Legislativa , que a muitos anos os Presidentes veem indicando recursos de devolução aos cofres públicos para o Hospital São Patrício.