30/05/2018 - 12h30min

Câmara de Vereadores esta mais próxima do acerto para criar Projeto de lei sobre plantões farmacêuticos.

Terceira reunião entre representantes das farmácias aconteceu hoje no Gabinete do Presidente Leonardo Betin.

Por ASCOM - Câmara de Vereadores.

Foto: Chico Coffi - Ascom.

Aconteceu hoje pela manhã (30.05) na Câmara de Vereadores de Itaqui a terceira reunião entre os representantes das farmácias de Itaqui, Vereadores e a Direção do Hospital São Patrício para tratarem assuntos pertinentes ao início dos plantões farmacêuticos em nossa cidade.
Projeto de autoria do Vereador Lauro Hendges (PDT) que a tempos vem tramitando na Casa com reuniões para se achar uma solução em alguns impasses, como custos com farmacêutico durante o plantão, normas do Conselho Regional de Farmácia, legislação trabalhista e também a baixa receita com vendas durante o período da madrugada, fator que dificulta as pequenas farmácias da cidade de aderirem aos plantões. Já as redes de farmácias pedem que se estabeleça algumas regras de horários, como fechamento das outras lojas que não estão de plantão às 21:00 horas no inverno e horário reduzido em domingos e feriados para compensar financeiramente o baixo movimento dos plantões noturnos.
Outra solução que também esta em estudo seria o plantão funcionar com horário reduzido, das 07:00 horas da manhã até às 02:00 horas da madrugada, horário que a princípio teria possibilidade de ter mais movimento de clientes e não teria um custo tão elevado para empresa. Outra revindicação dos representantes de farmácia é que após estar pronta a Lei Municipal, que aquelas farmácias que não participarem dos rodízios de plantões, não deverão abrir nos domingos e feriados.
Ficou agendado uma próxima reunião para o dia 06 de Junho para finalizar o acordo e os Vereadores votarem o Projeto de Lei.