01/03/2018 - 09h29min

Audiência Pública para debater alteração do Plano Diretor leva um bom público ao Plenário da Câmara de Vereadores.

Proposta pelo Executivo Municipal em parceria com a Unipampa, audiência teve importantes debates para o futuro do nosso município.

Por ASCOM - Câmara de Vereadores.

Foto: Chico Coffi - Ascom.

Na noite de ontem (28) o Plenário da Câmara de Vereadores de Itaqui foi palco de um importante debate entre autoridades e público em geral, que vieram para discutir o novo Plano Diretor de Itaqui, proposta pelo Executivo Municipal em parceria com a Unipampa, através do Professor Sidnei Bonhgass que foi o palestrante da noite e junto de seus alunos começaram a desenvolver uma primeira ideia para alteração do perímetro urbano de Itaqui.
Desde a última vez que foi alterado o plano diretor, no ano de 2005, aconteceram muitas mudanças no município, uma delas foi a chegada da Universidade que hoje está localizada dentro da zona rural e também em função dela, aumentou o número de casas para aquele lado da cidade, comércio, linhas de ônibus etc.
Outro fator que deve ser levado em consideração, são as enchentes e a cidade precisa "fugir" dela, motivo este que leva todos a pensar com bastante cuidado, para onde se estenderia o novo perímetro urbano, levando em conta também questões como cemitérios, lixão que teriam que ser posicionados fora da área.
Essas e outras tantas questões motivou um importante debate, o Prefeito Jarbas no seu pronunciamento falou sobre o "novo minha casa, minha vida", projeto do Governo Federal que vai disponibilizar em torno de 500 casas para Itaqui, sendo 450 na cidade e 50 na área rural, mas para isso precisam ter local disponível, ou seja o plano diretor já alterado e contam com o apoio dos Vereadores.
Na ocasião o Presidente do Legislativo, Vereador Leonardo Betin (PDT) também falou a respeito e disse que já existem obras a caminho para esta finalidade, pois em conversa com o pessoal da RGE lhe foi confirmado que a Direção da CORSAN solicitou novos pontos de luz nas proximidades da Vila Nova para uma grande obra que a Corsan vai iniciar lá dentro de 60 dias . O ex- Vereador Elói Saling também se manifestou com importantes ponderações relacionadas a infraestrutura que se necessita para aumentar um perímetro urbano de um município, pois como disse o Professor Bonhgass existem instrumentos legais que possibilitam aumentar o perímetro para onde quiser, desde que haja condições para isto. Os Vereadores Émerson Ramos (PTB) e Queli Ferreira (PP) também se pronunciaram a respeito do novo projeto e referente as casas que o governo federal vai disponibilizar através de um convênio com a Sicredi.
A audiência pública durou aproximadamente duas horas e teve a presença também dos Vereadores Clóvis Correa (PMDB) e Ivete Pìffero (PSB), Assessores e também do Vice-Prefeito Marcio Palma e alguns Secretários do Executivo.