28/02/2018 - 09h23min

Vereadores participam de Seminário sobre Saneamento Básico em Alegrete.

Os Vereadores Clovis Correa e Queli Ferreira foram os representantes do Legislativo Itaquiense no evento que contou com a presença do Diretor da Corsan.

Por ASCOM - Câmara de Vereadores.

Foto: Chico Coffi - Ascom.

Aconteceu ontem (27) na Câmara de Vereadores de Alegrete o "Seminário de Gestão no Sistema Público de Saneamento" oferecido pela CORSAN aos órgãos públicos de toda fronteira oeste. Representando o Legislativo Itaquiense, se fizeram presentes os Vereadores Clóvis Correa (PMDB) e Queli Ferreira (PP) juntamente com o Secretário do Meio Ambiente de Itaqui, Sr. Luis Felipe Sanchotene Pinto.
Como palestrantes do Seminário, estavam os Senhores Marcos Vinicius Vieira de Almeida, Diretor da Corsan, o Engenheiro Maximiliano Alves de Moraes, Superintendente Regional da Corsan além do Sr. Marcio Fonseca Amaral, Vice-Prefeito de Alegrete que também fez parte da mesa.
Os Palestrantes apresentaram durante o Seminário alguns números referentes aos serviços prestados pela corsan e também projetos em relação a qualidade da água para o futuro, contou um pouco da história onde começou a Companhia Riograndense de Saneamento que foi criada em 21 de dezembro de 1965 e oficialmente instalada em 28 de março de 1966, sendo esta a data oficial de sua fundação. O desafio de proporcionar ao Rio Grande do Sul e a sua população melhor qualidade de vida foi enfrentado pela empresa que surgia. E a imagem do aguadeiro, que precariamente abastecia as populações no início do século, ficou definitivamente na história.
Atualmente, a Corsan abastece cerca de 6 milhões de gaúchos. Isto representa 2/3 da população do Estado, distribuídos em 316 municípios.
Na ocasião os Vereadores de Itaqui entregaram em mãos ao Diretor da Corsan, Sr. Marcos Vinicius algumas demandas relacionadas ao saneamento básico de Itaqui, como limpeza de fossas, colocação de tubulações etc.
Segundo informou o Diretor, a Corsan tem algumas obras previstas para Itaqui e Maçambará a partir deste ano.