20/12/2017 - 12h16min

42ª Sessão Ordinária rendeu homenagens no Plenário pela Câmara de Vereadores.

Igreja São Patrício, Piquete Espora do Rio Grande e Mateus Silveira Lorenset foram os homenageados da noite.

Por ASCOM - Câmara de Vereadores.

Foto: Chico Coffi - Ascom.

Na 42ª Sessão Ordinária que aconteceu ontem (19) no plenário da Câmara de Vereadores teve três homenagens, a primeira da noite foi pelos 180 anos de Fundação da Paróquia São Patrício em Itaqui, requerimento do Vereador Éber Escobar (PDT). A Paróquia São Patrício foi fundada no dia 23 de Dezembro de 1837, sob invocação de São Patrício como Padroeiro, é a mais antiga Paróquia da Diocese de Uruguaiana. Seu primeiro pároco foi o Pe. José Coroliano de Souza Passos, assumindo em 1851. Hoje o pároco atual é o Pe. Silvano de Aquino Mello e conta com 8 capelas na cidade e 2 no interior. A segunda homenagem foi por requerimento da Vereadora Queli Ferreira (PP) que homenageou o Piquete Espora do Rio Grande através do seu elenco artístico Filhos do Sul que tem conquistado diversas premiações no Estado em concursos que participaram neste ano de 2017. O piquete tem como patrão o Sr. Luís Alberto Toja, seu Pitta como é conhecido na cidade e participa de todos os festejos farroupilha do município.
E por fim, o último homenageado da Sessão, por requerimento da Vereadora Ivete Píffero (PSB) foi o Jovem Mateus Silveira Lorenset de 21 anos, que cursa o oitavo semestre do Curso de Agronomia da Unipampa, Campus Itaqui, que conquistou o título de campeão na modalidade de identificação de plantas e sementes de plantas daninhas no 3º Campeonato Brasileiro de Herbologia, promovido pela Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas ocorrido entre os dias 21 e 22 de Novembro passado na estação experimental da empresa multinacional Dow Agrosciences na cidade de Mogi Mirim, estado de São Paulo.
Mateus foi incentivado pelo Professor Carlos Eduardo Schaedler que o levou juntamente com mais três colegas.
Os Vereadores proponentes das homenagens fizeram uso da palavra parabenizando os agraciados e enaltecendo suas conquistas.
Logo após o Presidente Igor Ardais (PP) deu prosseguimento a Sessão que transcorreu na sua normalidade com a abertura do grande expediente onde todos os Vereadores se pronunciaram também parabenizando os agraciados além de suas indicações e preposições. Na próxima Quarta-feira, dia 27 acontece a última Sessão Ordinária do ano com a eleição da nova mesa diretora para o ano de 2018 e na Quinta, dia 21 a posse dos eleitos.