26/09/2017 - 10h51min

Representantes do setor farmacêutico e Vereadores se reúnem novamente .

Falta de farmacêuticos, extinção dos plantões noturnos, são algumas das pautas da reunião proposta pelos Vereadores Lauro Hendges e Leonardo Betin.

Por Ascom-Câmara de Vereadores

Estiveram reunidos hoje pela manhã (15) no Plenário Olsy Marenco da Câmara de Vereadores os representantes do setor farmacêutico de Itaqui a convite dos Vereadores Lauro Hendges (PDT) e Leonardo Betin (PDT) para tratarem a respeito de uma importante demanda, a falta de plantão noturno, que deixa os munícipes desatendidos durante a madrugada. O grande impasse é uma lei de 1970 do Conselho Regional de Farmácia, que o Ministério Público teve de autuar o CRF por precarização da lei, que obriga as farmácias a ter sete farmacêuticos para se atender 24 horas por dia em razão dos domingos, folgas e durante os períodos noturnos oque fica praticamente inviável financeiramente em uma cidade do tamanho de Itaqui segundo os próprios farmacêuticos e um segundo aspecto é a falta de profissionais no mercado.
O Sr. Mauricio Becker, Coordenador Regional da Rede de Farmácias São João informou que, "a partir de Março de 2018 a fiscalização vai aumentar em razão de que o CRF irá se instalar em Uruguaiana, onde a farmácia terá que ter um farmacêutico substituto até para um lanche de 15 minutos", explanou ele e acredita que o CRF deveria ter uma maior flexibilidade.
Os Vereadores Lauro e Leonardo através de seus gabinetes irão marcar uma reunião com os representantes do Conselho ou até mesmo chamá-los a Itaqui se for preciso, segundo eles, é preciso se ter um estudo com levantamento dos dados e diferentes aspectos do setor para que se ache uma solução onde ninguém saia prejudicado e a população volte a ser atendida. Estiveram presentes na reunião também os Vereadores Cleir Fagundes (PMDB), Clovis Correa (PMDB) e Rafael Veiga (PSB).
Fotos: Chico Coffi - Ascom.

• Não há vereadores relacionados a esta notícia