06/09/2017 - 13h01min

27º Sessão Ordinária teve visita do Grupo de Estudos Joaquim Nabuco.

Integrantes vieram apresentar projeto com redução de diárias.

Por ASCOM - Câmara de Vereadores.

Foto: Chico Coffi

Aconteceu ontem a 27º Sessão Ordinária onde os Vereadores receberam a visita dos integrantes do Grupo de Estudos Joaquim Nabuco que vieram apresentar um Projeto de Lei que estabelece um teto para o uso das diárias no Poder Executivo e Legislativo do município. O Sr. Ricardo Contreira ocupou a tribuna para justificar o projeto, alegando que as questões na sua maioria podem ser resolvidas por um telefonema ou e-mail e os Vereadores na hora do grande expediente deram as suas justificativas para o uso das diárias, primeiro em função que Itaqui é a cidade mais distante da Capital, não tem como ir e voltar no mesmo dia, como acontece com municípios que ficam próximos a Porto Alegre e são motivos de comparações com a Câmara de Vereadores de Itaqui. O Presidente Igor Ardais (PP) justificou também que nos seus Oito anos de Vereança pode perceber que quando uma demanda é solicitada no "olho a olho" a tendência é obter um resultado positivo com mais facilidade e por estar ocupando o cargo de Presidente, essas idas a Capital acontecem com maior frequência, pois para se dizer um "não" a um telefonema ou e-mail é muito simples, diferente de ter de negar algo pessoalmente justificou o Vereador. O Projeto do grupo Joaquim Nabuco seguirá para as comissões para averiguar a legalidade inclusive com o parecer do Igam e logo se tiver parecer favorável descer a plenário para votação. O Vereador Clóvis Correa (PMDB) também em seu pronunciamento rebateu as críticas ofensivas que os Vereadores recebem em rede social, pois é sabedor que eles estão na vitrine e isso faz parte da vida pública, entretanto existe uma diferença entre a crítica construtiva daquela ofensiva que tem visto por algumas pessoas que fazem sem embasamento real em alguns casos, simplesmente para fazer oposição a tudo e a todos, pediu respeito em nome de todos os Vereadores. O Vereador Lauro Endges também se pronunciou a respeito deste tema, dizendo que eles responderão as críticas com trabalho.