26/07/2010 - 16h09min

Sindicato Rural discute medidas de combate ao Abigeato

Presidente Éber Escobar participa de reunião com produtores rurais

Por Miguel Araújo

Na quinta-feira (22/07), o Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará, através da comissão de pecuária e combate ao abigeato da entidade, coordenada pelo médico e produtor Ruy Alves Filho, realizou uma audiência para discutir com os produtores rurais e autoridades do setor, medidas emergenciais para o combate ao Abigeato na região.

O encontro foi realizado no auditório do Parque de Exposição do Sindicato, contou com a presença do prefeito Gil Marques Filho, do presidente do Legislativo Ver. Éber Escobar, do Major Rogério Martins Xavier, coordenador do Combate ao Abigeato no Estado, do Ten. Cel. Arlindo Rego, comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira Oeste (CRPO-FO), do Capitão André Luis Stein, comandante do 2ª BPAF e da 2ª CIA de Itaqui, do Sargento José Boaventura, coordenador da patrulha rural de Itaqui, e do Cel. Airtom Balsemão, coordenador de segurança da Farsul. Na abertura da audiência, o presidente do Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará Pedro d’ Alcântara Monteiro Neto, destacou a importância da mobilização para buscar medidas de prevenção e combate ao abigeato, que vem aterrorizando o campo. Todas as manifestações foram unânimes para a realização de ações em conjunto, para o combate do Abigeato, considerado uma questão de segurança pública.

Para o comando Regional da Brigada Militar, ações integradas estão sendo realizadas em todo o Estado, em especial na região da Fronteira Oeste, onde existem um grande número de ocorrências devido as suas características geográficas e sua grande extensão territorial. “ é importante o produtor prevenir e acima de tudo levar ao conhecimento das autoridades policiais as ocorrências, e não omitir a informação de fatos acontecidos em suas propriedade” destacou o Ten. Cel. Arlindo Rego.

Em Itaqui a preocupação dos produtores com o abigeato foi reacesa com o furto de nove animais de alta seleção genética que participariam da Expointer.

Durante a audiência o Cel. Balsemão, coordenador e consultor de segurança da Farsul, mapeou as ações de prevenção e ação contra o abigeato, enfatizando que “o produtor rural precisa de segurança para realizar o seu trabalho”, e que a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, já esta preparando junto as suas regionais e os sindicatos, uma assessoria de segurança e inteligência para a adoção de medidas para minimizar o problema.

Ao final da audiência a chefe da Vigilância Sanitária do Município, a médica veterinária Tatiana Braga, destacou as ações que a VISA tem realizado no sentido de orientar o comércio e a comunidade, para os riscos da compra de produtos de origem animal sem procedência, o que ajuda nas ações de combate ao abigeato. Medidas educativas serão desenvolvidas para as comunidade rurais e urbanas, encontros motivacionais para adoção de medidas de prevenção e proteção, bem como a criação de um conselho comunitário para tratar assuntos de segurança, foram medidas apresentadas na audiência.

Após o encerramento os produtores através do Sindicato Rural, realizaram a entrega do barco para a patrulha rural, o qual foi reformado através de uma campanha feita pelo GABI e os produtores rurais, equipando a equipe da Patrulha Rural da Brigada Militar de Itaqui.

• Não há vereadores relacionados a esta notícia