08/07/2015 - 12h58min

Caos na Saúde! Crescimento Assustador dos Problemas.

Vereadores debateram o assunto na última Sessão Ordinária.

Por Por: Jocemar Maretóli

Na última sessão ordinária dia 07/07 os Vereadores Itaquienses disseram que é necessário que a população tenha a condição da atenção básica efetiva, universal, integral e justa, sobre os diretos dos cidadãos assistidos pelo SUS,
E o curioso, na opinião da maioria; é que “estão tentando dar cabo ao que há de mais moderno e concreto neste País, que é a legislação do SUS, que atende a maioria de nossa população.
Esse é o resultado de modelo perverso implementado no país que aposta no “ Estado Mínimo. Serviços essenciais como a saúde, e outros problemas que precisam ser enfrentados.
O Governo Estadual anunciou o corte de 30% dos recursos da secretaria da Saúde do Estado, plus repassado para hospitais filantrópicos, reduzindo de R$ 103 milhões/mês para R$ 70 milhões/mês. Está instalando um verdadeiro caos na saúde pública gaúcha.
O alerta foi feito nesta quarta-feira pela direção da Federação das Santas Casas que apontou algumas das consequências dessa decisão do governo estadual: redução de leitos, demissão de trabalhadores, rescisão de contratos médicos, redução de atendimentos e mesmo fechamento de hospitais.

Em nota oficial, a entidade assinalou que, como se não bastasse a dívida existente de R$ 255 milhões, referentes a serviços prestados em outubro e novembro de 2014, a ordem da área econômica do governo do Estado é para que as Santas Casas e hospitais filantrópicos, prefeituras e outros prestadores de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) trabalhem com uma redução de 30% no volume de recursos.
Em Itaqui; O Hospital São Patrício começa a enfrentar dificuldades com relação ao pagamento da folha dos funcionários, atraso com fornecedores, diminuição da unidade de cuidados especiais de 5 para 2 quartos, cancelamento de férias entre outras medidas mais drásticas que precisarão serem tomadas se persistir o problema disse o administrador Ademar Lerner.

• Não há vereadores relacionados a esta notícia