10/05/2010 - 17h44min

Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul esteve reunida em Itaqui

Em Luta pelo Tombamento do Patrimônio Histórico de Itaqui

Aqui falta legenda

Terça-feira (22/03), o plenário Osly Marenco Silveira recebeu a equipe da Coordenadoria da frente Parlamentar, Vereadora Jussara Carpes.

A Câmara de Vereadores de Itaqui, representada pelo representada pelo presidente Eber Escobar de Almeida, recebeu também participantes de Alegrete, e de outros municípios. A frente reúne mensalmente vereadores das cidades incluídas no PAC, onde Itaqui, juntamente com Rio Pardo, passam a integrar a listagem das cidades históricas, com 13 cidades do Rio Grande do Sul.

A Coordenadora Vereadora Jussara Carpes de Bagé, salientou inicialmente, que a Frente Parlamentar atua em defesa do Patrimônio Cultural do BGS, incentivando os legisladores municipais a trabalhar a temática do patrimônios planos Diretores, na constituição de Conselho de Memoriais, Comissões Especiais nas Câmaras.

A Coordenadora Vereadoras Jussara, afirma que o desafio é que cada município tenha sua Câmara Legislativa trabalhando legislativa sobre a proteção dos seus bens, tanto materiais quanto imateriais. Hoje no país fazem parte 173 cidades.

Na manhã de terça-feira foi realizada uma palestra, mostrando um video e depois visita guiada ao Patrimônio de Itaqui; Theatro, Mercado Público e alguns prédios. O vereador presidente Eber Escobar de Almeida, coloca Itaqui na Educação Patrimonial. Itaqui agora é patrimônio vivo, numa dinâmica Cultural.