01/03/2013 - 13h29min

Audiência Pública sobre a regulamentação de Moto Táxi

Plenário Olsy Marenco Silveira registrou um número expressivo de público

Público Presente

Coordenada pelo Presidente da Câmara, Vereador Éber Escobar, no dia 28 de fevereiro foi realizada uma Audiência Pública com os mototaxistas itaquienses. A reunião teve por objetivo discutir a normatização do serviço de mototaxista no nosso município, adequando-a à pela Lei Federal 12.009/2009.

A Audiência, em que mais de 100 profissionais da categoria estiveram presentes foi realizada para analisar, esclarecer as dúvidas e colher sugestões dos mototaxistas, para que os Vereadores possam utilizar-se destas informações no processo de análise e votação do Projeto de Lei 054/12, encaminhado à Câmara pelo Prefeito, no qual serão estabelecidas as regras que regulamentarão o sistema de transporte e prestação de serviços através de motocicletas (mototaxistas).

Além dos Vereadores Sandro Veiga, Marcelo Petrini, Márcio Palma, Emerson Ramos, Luisa Fontela, Fábio Molina e a Vereadora Mara Marques Ayub, se fizeram presentes na Audiência o Secretário de Mobilidade Urbana - Tono Maciel, o Secretário do Ditran - Anael Vieira e o Presidente do Sindmotos do Rio Grande do Sul - Valter Ferreira.

Para muitos esse serviço significará uma melhora significativa no transporte de passageiros, pois atualmente não é realizado dentro das exatas determinações estabelecidas pela Lei Federal.
Os mototaxistas enfatizaram que tem total interesse de trabalharem dentro da lei e serem devidamente fiscalizados e, especialmente, orientados pelas autoridades de trânsito do Município.

Em algumas das cidades do Rio Grande do Sul já há regulamentação dos serviços de mototaxistas e Itaqui, por ter várias empresas atuando nesta áreas, necessita ter sua própria legislação sobre esta atividade, que, além de gerar grande número de empregos, é de grande importância para a população.

Com os dados obtidos na Audiência, o próximo passo a ser dado pela Câmara é a análise, finalização e aprovação do regulamento municipal relativo às atividades destes profissionais, adequando-os à legislação Federal pertinente.

Fotos no Álbum de Imagens: