25/08/2011 - 14h50min

Câmara de Itaqui prestigia evento comemorativo aos 50 anos da Campanha da Legalidade

Jornalista e Escritor Juremir Machado falou sobre personagens da história da Campanha da Legalidade

Através do seu Presidente, Vereador Lauro Luiz Hendges, acompanhado do Jornalista Daniel Kraetzig da Rádio Liberdade FM, a Câmara de Vereadores de Itaqui esteve presente na cidade de São Borja para acompanhar palestra proferida pelo Jornalista e Escritor Juremir Machado, durante o período de Comunicações Temática da Sessão Especial da Câmara Municipal de Vereadores de São Borja.

No evento ocorrido no 19.08.2011, no Plenário da Câmara de Vereadores, o Jornalista e Escritor Juremir Machado, colunista do Jornal “Correio do Povo”, e autor do livro “Vozes da Legalidade - Política e Imaginário na Era do Rádio”, fez relatos de personagens que atuaram diretamente na história da “Campanha da Legalidade”, liderada, à época, pelo então Governador do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola.

A chamada “Campanha da Legalidade” ocorreu logo após a renúncia do Presidente Jânio Quadros, em 1961, e teve a finalidade, exitosa, de garantir a posse do então Vice-Presidente da República João Goulart.

Durante sua exposição, o jornalista e escritor Juremir Machado da Silva, salientou a importante participação, na Campanha, do Itaquiense, o Tenente Coronel Alfeu Monteiro, que foi morto na Base Aérea de Canoas, com um tiro nas costas. Logo após o encerramento da palestra o Jornalista distribuiu autógrafos e disse que futuramente pretende aceitar o convite do Presidente da Câmara de Vereadores de Itaqui para proferir palestra aos itaquienses no Teatro Prezewodovisky.