22/06/2011 - 14h41min

100 Anos de História

Câmara homenageia Irmãs Teresianas

Autoridades e Homenageadas

Durante o Grande Expediente Especial da Sessão Plenária realizada no Legislativo Municipal na última terça-feira, homenageou os 100 anos da chegada das Irmãs Teresianas em nossa cidade. A proposição foi do vereador Éber Escobar, com aprovação unânime dos demais membros do Poder.

Presidida pelo Vereador Lauro Hendges, além dos demais Vereadores, a Sessão contou com a presença de todas as bancadas, da vice Prefeita Claudete Machado, Ten. Cel. Carlos Magno, do Padre Luis Lavarda, da direção do COPAIS, ex-professores, ex-alunos e amigos da tradicional instituição de ensino Itaquiense.
As Irmãs Olga, Íria , Sílvia e Maria Beatriz receberam uma placa de agradecimento e flores em homenagem a data.

“Na Europa é comum instituições terem dois, três séculos, no Brasil porém, são poucas estas instituições, e hoje nós estamos aqui homenageando algo raro em nosso país que tem apenas cinco séculos de descobrimento", justificou o vereador Éber ao ocupar a tribuna no momento solene. O vereador afirmou “Eu mesmo tenho exemplo em minha família e ainda mais perto, em minha casa , minha esposa que foi aluna deste educandário , iniciando-se naquelas salas de aula a sua vocação pelo magistério”.

Além do autor da proposição, fizeram uso da palavra a Vereadora Aline Coffy pela bancada do PMDB, Ver. Igor Ardais pela Bancada do PP , Albino Costa pela bancada do PSB e a professora Giselda Cereja representando a comunidade Itaquiense.
Emocionada, a Irmã Sílvia fez um pequeno relato da história e do trabalho realizado pelas Irmãs Teresianas e agradeceu a homenagem prestada pelo Legislativo Municipal.

O Grande Expediente Especial foi encerrado com uma execução de um hino em homenagem aos 100 anos da chegada das Irmãs Teresianas no Brasil.