17/06/2011 - 13h54min

Vereadores Itaquienses cumpriram extensa agenda na Capital do Estado

Nossos Legisladores foram em Busca de Recursos

Comitiva de Vereadores em Porto Alegre

Esta semana foi de trabalho intenso para os vereadores na capital do Estado (Porto Alegre). O Presidente da Câmara de Vereadores de Itaqui, Lauro Luiz Hendges, acompanhado da Verª Aline Goulart Coffi, Ver. Albino Vaz da Costa, Ver. Éber Escobar, Ver. Márcio Luciano Veppo Palma e o Ver. Sérgio Motta, visitaram diversas Secretarias de Estado e outros Órgãos visando atingir o objetivo da viagem.

Na Secretaria da Cultura a agenda foi com o Secretário de Estado Luiz Antônio de Assis Brasil, que recebeu reivindicações na área do tradicionalismo para a estimulação da cultura no Município. Ainda sobre projetos na LIC (Lei de Incentivo à Cultura), os vereadores solicitaram um amplo debate sobre a valorização da cultura na Fronteira Oeste.

Na Secretaria de Obras Públicas do Estado, os vereadores foram recebidos pelo Diretor de Assuntos Estratégicos - Djedah Lisboa. As reivindicações foram na área do desenvolvimento energético, construção de pontes e de barragens e, ainda, perfuração de poços.

Já na Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos, o Secretário Fabiano Pereira recepcionou a comitiva que solicitou aumento do efetivo da Brigada Militar, e pediu a organização de uma pauta de debates de temas que preocupam nossa sociedade como a pedofilia, uso de drogas e outros.

A audiência na Secretaria de Politica para Mulheres, os vereadores foram recebidos pela Secretária Estadual Márcia Santana e a Diretora Giovana Vargas. Nesta pasta foram tratados assuntos referentes à violência doméstica; a criação da Casa de Acolhida; capacitação para mulheres; programas de prevenção de gravidez na adolescência e doenças da mama e útero.

A Secretária de Comunicação Vera Spolidoro recebeu da comitiva um pedido de liberação de Banda Larga Pública em todos os Municípios do RS.

O chefe de Gabinete do Secretário da Agricultura recebeu dos vereadores pauta de reivindicações, dentre as quais a solicitação para a liberação da pesca do Dourado e Surubi; investimento em maquinário e a garantia do preço mínimo do Arroz.

No final, os vereadores estiveram no DAM – Departamento de Articulações com Municípios - Sr. Glauber Lima, reivindicando acesso fácil às solicitações dos Municípios, ampliação do ensino médio, mais escolas no interior e escolas técnicas entre outros.