31/05/2011 - 12h10min

Câmara aprova Projeto de Lei para combater bullying nas escolas de Itaqui

Anteprojeto de autoria do vereador Éber Escobar

Ver. Éber Escobar de Almeida

A Câmara Municipal de Itaqui aprovou, por unanimidade na noite de terça-feira, dia 24, projeto com objetivo de combater o bullying (violência praticada contra colegas de escola ). A proposta prevê a instituição de uma política permanente antibullying nas escolas públicas ou privadas de nosso Município.

“O objetivo maior é fazer com que o Poder Público esteja munido de legislação hábil para enfrentar o problema”, justificou o Ver. Éber, autor do anteprojeto. Segundo ele, a prevenção e o combate ao bullying poderá ser feito mediante artifícios administrativos, através de campanhas, inclusive publicitária, além da capacitação de docentes e equipe pedagógica para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema. “ A medida visa combater a prática de violência e humilhação que afeta a alma das pessoas, ainda crianças, eventualmente provocando-lhe fissuras e sequelas emocionais que podem durar por toda a vida”, completou.

O “bullying” é definido como atitudes de violência física ou psicológica, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, praticadas por um indivíduo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-las.