23/09/2021 - 12h32min

Comissão de Direitos Humanos e cidadania realiza live nesta quinta-feira

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA REALIZA LIVE NESTA QUINTA-FEIRA

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara de Vereadores de Itaqui, realizou uma roda de conversa nesta manhã de quinta-feira, 23 de setembro, sobre Setembro Amarelo, mês de prevenção ao Suicídio, no Plenário Olsy Marenco da Silveira.

A presidente vereadora Daniela Sanchotene, iniciou o evento dando boas vindas às convidadas psicólogas: Graciela Osório, Coordenadora do CREAS e Renata Crauss, psicóloga do Caps Mentes Brilhantes, em seguida, a vereadora fez uma breve explanação sobre a campanha Setembro Amarelo.

A campanha teve início no Brasil em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida - CVV, Conselho Federal de Medicina - CFM e a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, seu principal objetivo é a concientização sobre a prevenção do Suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da pratica no Brasil e no mundo.

Logo após as considerações iniciais, a vereadora Daniela passou a palavra aos vereadores para darem boas vindas às convidadas e salientarem suas opiniões acerca do tema; Setembro Amarelo: falar é a melhor solução.

No evento, estavam presentes além da presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, vereadora Daniela Sanchotene, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Lauro Luiz Hendges e os demais vereadores; Susana Diatel Almeida, Queli Gomes Ferreira, Sérgio Fontoura, Emerson Ramos e Solange Carniel.

Para encerrar, a vereadora Daniela Sanchotene, concluiu sua fala com uma reflexão: “Sejamos como os girassóis que ficam de costa para o escuro e que giram para todos os lados até ficar de frente para a luz do sol. Que em dias nublados se viram uns para os outros buscando a energia de cada um. Que não ficam murchos, nem de cabeça baixa, olham um para os outros, erguidos e lindos. Assim é a natureza nos ensinando: se não temos sol todos os dias, temos uns aos outros. Que sejamos a luz do girassol, forte como um cacto e leve como uma borboleta”.

Se precisar de ajuda, ligue:
188 - Centro de Valorização da Vida
3432-1142 - Caps Mentes Brilhantes