23/09/2021 - 11h50min

A Câmara de Vereadores realiza Sessão Solene em homenagem a Semana Farroupilha

A Câmara Municipal de Vereadores realizou na noite de sexta-feira (17) uma Sessão Solene em homenagem à Semana Farroupilha 2021. A sessão foi realizada no Plenário Olsy Marenco Silveira e contou com a presença de autoridades municipais e tradicionalistas que vieram prestigiar os homenageados do Poder Legislativo, Executivo e da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha que receberam as “Medalhas Rincão da Cruz”, “Orlando Jorge Degrazia e também o “Mérito Farroupilha”.

O Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Lauro Luiz Hendges, realizou a abertura regimental da Sessão Solene, e na sequência, fez a entrega da medalha Rincão da Cruz à senhora Rejane Braga Medeiros, indicada pelo CTG Rincão da Cruz, e o Coordenador da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha, senhor Fernando Silveira, entregou a medalha, também Rincão da Cruz, à senhora, Suzane Castro Ellwanger, indicada pelo CTG Cristóvão Pereira de Abreu. Por indicação da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha - COSFA, o prefeito Leonardo entregou pelo Poder Executivo a medalha Orlando Jorge Degrazia, em mãos, à Marta Regina Dalla Corte.
Em seguida, o Poder Legislativo realizou a entrega do “Título de Mérito Farroupilha aos seguintes Tradicionalistas locais:
Mário Rogério Dornelles Tuparai – Indicação do PL;
Daiane Amaral da Silva – Indicação do PP;
Luís Alberto Alves Toja – Indicação do PSB;
Dalvane Trindade – Indicação do MDB;
Paulo Afonso Cunha da Rosa – Indicação do PTB;
Eliane Ferreira da Silva – Indicação do PDT.
Por indicação da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha e em comemoração do bicentenário da heroína da Guerra dos Farrapos, Anita Garibaldi, a Cosfa prestou uma homenagem neste ano à senhora NATÉRCIA DA CUNHA SILVEIRA in memorian, nascida em 14/03/1905, em nossa cidade, primeira advogada do Rio Grande do Sul.
A homenagem foi entregue a Drª MARIANE CONTURSI PÍFFERO, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Itaqui, que recebeu em mãos do Secretário Adjunto de Esporte, Cultura e Lazer, senhor Antônio Vicente Paiva Guterres, uma placa em homenagem NATÉRCIA DA CUNHA SILVEIRA in memorian, Itaquiense, primeira advogada do Rio Grande do Sul.
Logo após, os vereadores fizeram seus pronunciamentos, como também o prefeito municipal e o comandante do 1º RC Mec, destacando a história tradicionalista, enaltecendo a força das mulheres gaúchas.
Por fim, o Presidente Vereador Lauro Luiz Hendges, realizou o encerramento da Sessão Solene, agradecendo à presença de todos, parabenizando os tradicionalistas e destacando a retomada das atividades da Casa Legislativa, que foi realizada com muita responsabilidade, cumprindo todas as determinações sanitárias.