18/12/2019 - 11h09min

1º RC Mec recebe novas viaturas em solenidade com a presença do General Lajóia.

Câmara de Vereadores se fez presente no evento onde foi apresentado a todos os novos e modernos blindados Guaranis.

Palanque com Autoridades.

Na manhã desta terça-feira (17) aconteceu a solenidade de entrega de nove viaturas, os blindados de combate VBTP – MR Guarani no pátio do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizada, Regimento Sá Brito de Itaqui, com a presença do General de Brigada, Flávio Lajóia Garcia, do Tenente Coronel Leonardo Franklin, comandante do regimento local e a Câmara de Vereadores esteve presente representada por seu Presidente, Vereador Clóvis Correa (MDB) além dos Vereadores César Klein (PP), Cleir Fagundes (MDB), Igor Ardais (PP) e Leonardo Betin (PDT).
Entre os demais convidados estavam a Prefeita de Maçambará Sra. Adriana Scharamm o comandante da Brigada Militar, Capitão Guedes, Padre Guilherme Schmidt, empresários e o representante do Executivo, o Secretário da Administração Tiago Cassiatore.

Na solenidade foi apresentado a comunidade os VBTP-MSR 6x6 Guarani, veículo capaz de transportar até 11 militares, incluindo o comandante do carro, o atirador e o motorista, em ambiente climatizado e ergonomia adequada. Possui capacidade anfíbia, com dois propulsores de hélices para operações aquáticas. O sistema automático é capaz de extinguir e detectar incêndio, também possui capacidade para operação noturna, utiliza de GPS e mira laser que, quando ativo, comanda automaticamente a torre do canhão, alinhando-a na direção do inimigo. É impulsionado por motor diesel Cursor 9, da FPT Industrial, com transmissão automática de 6 velocidades, podendo desenvolver 90 km/h de velocidade máxima. Além do diesel, o motor também opera com querosene de aviação ou com a combinação de ambos.

O comandante Franklin destacou a importância do investimento: “É um dia histórico para nosso regimento e para a cidade de Itaqui. Em dezembro de 1975 estávamos recebendo todos os blindados que nós tínhamos. Hoje é um dia emblemático porque o Exército está renovando suas frotas aqui na nossa fronteira oeste. Então, não é apenas viaturas, é um sistema complexo de armas, nós temos uma torre totalmente automatizada que ela engaja o alvo por visão termal, o que temos da mais alta tecnologia, o que vemos em filme” destacou.

Projeto Guarani
O governo já investiu mais de R$ 1,1 bilhão no Projeto Guarani, coordenado pelo Ministério da Defesa, e que tem o objetivo de transformar e modernizar a defesa do País. Nos próximos quatro anos, mais 240 serão entregues, com investimentos previstos de R$ 1,5 bilhão.

Após o fim da cerimônia o comandante Leonardo Franklin convidou os presentes para adentrar nas novas viaturas e conhecer de perto os equipamentos tecnológicos a disposição dos militares.