04/12/2019 - 08h39min

Sessão Solene alusiva aos 161 anos de emancipação de Itaqui.

Câmara entrega as seguintes honrarias as pessoas que contribuiram para o desenvolvimento do município; MEDALHA CIDADE DE ITAQUI, MÉRITO ESPORTIVO, FILHO ILUSTRE E TÍTULO DE CIDADANIA.

Público lotou a Sessão Solene.

Na noite de ontem (03) aconteceu a Sessão Solene alusiva ao aniversário de emancipação política do município de Itaqui que no dia 06 de Dezembro completará 161 anos de história.
A Câmara de Vereadores de Itaqui homenageou cidadãos e cidadãs itaquienses com as seguintes honrarias;
Medalha Cidade de Itaqui, Medalha Mérito Esportivo, Medalha Filho Ilustre e Título de Cidadania Itaquiense em forma de agradecimento por suas contribuições para o desenvolvimento do nosso município.
Com a presença de todos os Vereadores, homenageados e diversas autoridades além de familiares o plenário da Casa legislativa estava lotado na bonita cerimônia que contou também com a presença do Professor e Pesquisador Paulo Correa dos Santos que explanou aos presentes um breve resumo sobre a história de Itaqui.
A condução dos trabalhos ficou a cargo do Presidente da casa legislativa Vereador Clóvis Correa e do Assessor de Comunicação Luis Francisco Coffi.

A MEDALHA CIDADE DE ITAQUI, foi instituída pela Lei Municipal Nº 1.556, de 23 de junho de 1.988 e concedida pelo Decreto Legislativo n.º 801 de 19 de novembro de 2019 aos seguintes homenageados:

Senhor CLÁUDIO DOS SANTOS MUNIZ JÚNIOR, indicado Partido PTB que recebeu a medalha entregue pelo Vereador ÉMERSON RAMOS.

Senhor JOSÉ MAURO MANZONI CUNHA, indicado pela Bancada do MDB que recebeu a medalha entregue pelo Vereador CLÓVIS CORREA.

Senhor ROGÉRIO HALLAL, indicado pela Bancada PROGRESSISTAS que recebeu a medalha entregue pela Vereadora QUELI FERREIRA.

Senhora MARIANGELA PETRINI BELMONTE, indicada pela Bancada do PSB que recebeu a medalha entregue pela Vereadora IVETE PIFFERO.

Senhora ELIZÉA LIMA BONAPACE, indicada pela Bancada do PDTque recebeu a medalha entregue pelo Vereador LEONARDO BETIN.


A MEDALHA MÉRITO ESPORTIVO, foi criada através da Lei Municipal Nº 2.733, em 21 de outubro de 2.002 e concedida pelo Decreto Legislativo n. 802 de 19 de novembro de 2019, aos seguintes homenageados:

O Jovem ADRYEL SILVA DE ALMEIDA, indicado pelo Partido PTB neste ato representado pelo seu pai DANIEL ALMEIDA que recebeu a medalha entregue pelo Vereador ÉMERSON RAMOS.

Senhor MOACIR DE OLIVEIRA BITTENCOURT JÚNIOR, indicado pela Bancada do MDB que recebeu a medalha entregue pelo Vereador CLÓVIS CORREA.

O Jovem LUIS FAYLLON DA FONTOURA GOULART, indicado pela Bancada do PSB que recebeu a medalha entregue pelo Vereador RAFAEL VEIGA.

Senhor CARMO NEI GONÇALVES, indicado pela Bancada PROGRESSISTAS que recebeu a medalha entregue pelo Vereador JEOCEMAR DOS SANTOS.

Senhora SUZANA VIEIRA LEIRIA, indicada pela Bancada do PDT que recebeu a medalha entregue pelo Vereador ÉBER ESCOBAR DE ALMEIDA.


A MEDALHA FILHO ILUSTRE DE ITAQUI, foi instituída pela Lei Municipal nº 3.204, de 19 abril de 2007 e concedida pelo Decreto Legislativo n. 803 de 19 de novembro de 2019, aos seguintes homenageados:

Senhor JADERSON TOLEDO MARETOLI, indicado pelo Partido do PTB que recebeu a medalha entregue pelo Vereador ÉMERSON RAMOS.

Doutora TAIANE VIEGAS BONORINO DE MAGALHÃES ALVES, indicada pela Bancada do MDB neste ato representada pelo seu pai HUGO BONORINO que recebeu a medalha entregue pela Vereadora CLEIR FAGUNDES.

Senhora LUCIANA ALMEIDA DA SILVA TEIXEIRA, indicada pela Bancada do PSB que recebeu a medalha entregue pela Vereadora IVETE PIFFERO.

Doutor EDGARD WILSON MONDADORI FILHO, indicado pela Bancada PROGRESSISTAS que recebeu a medalha entregue pelo Vereador CÉSAR KLEIN.

Senhor JOÃO TIBIRIÇA ÍNDIO DA COSTA VALENÇA, indicado pela Bancada do PDT que recebeu a medalha entregue pelo Vereador LAURO LUIZ HENDGES.


O TÍTULO DE CIDADANIA ITAQUIENSE, foi criado pela Resolução 92, de 13 novembro de 1.996, prevista no Regimento Interno do Poder Legislativo entregue aos seguintes homenageados;

* Decreto 804 – Senhora CÉLIA MANZONI BERRO que recebeu o Título indicado pelo Vereador LAURO LUIZ HENDGES.

* Decreto 805 – Senhor MAURÍCIO DZIEDRICKI, que recebeu o Título indicado pelo Vereador ÉMERSON RAMOS.

* Decreto 806 – Senhor VALDOMIRO SAMPAIO ARCE, que recebeu o Título indicado pelo Vereador CLÓVIS CORREA.

*Decreto 807 - Senhora SÔNIA IARA COSTA PASSOS, que recebeu o Título indicado pelo Vereador RAFAEL VEIGA.

* Decreto 808 – Senhor ARNALDO DOS SANTOS BAIRROS, que recebeu o Título indicado pela Vereadora CLEIR FAGUNDES ROCHA.

* Decreto 809 – Senhor RICARDO GOMES DE OLIVEIRA, que recebeu o Título indicado pela Vereadora IVETE PIFFERO.

*Decreto 810 – Senhor LUIS ORIDES M. SILVIERA, que recebeu o Título indicado pela Vereadora QUELI FERREIRA.

* Decreto 811 – Senhor ALMIR JOSÉ FOLETTO, que recebeu o Título indicado pelo Vereador CESAR KLEIN.

* Decreto 812 – Senhor JESUS MÁRIO BRAGA PAHIM que recebeu o Título indicado pelo Vereador JEOCEMAR DOS SANTOS.

* Decreto 813 – Senhora SÔNIA MARIA DE OLIVEIRA GUDOLLE, que recebeu o título indicado pelo Vereador LEONARDO BETIN.

* Decreto 814 – Senhor TERCÍZIO IOPE MORO, que recebeu o Título indicado pelo Vereador ÉBER ESCOBAR DE ALMEIDA.


Ao final da entrega das honrarias iniciou os pronunciamentos dos Vereadores representantes das bancadas na seguinte ordem;
Vereador LAURO LUIZ HENDGES, representando a Bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Vereadora IVETE PIFFERO, representando a Bancada do Partido Socialista Brasileiro(PSB), Vereadora CLEIR FAGUNDES, representando a Bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro(MDB), Vereador ÉMERSON DE MORAES RAMOS, representando o Partido Trabalhista Brasileiro(PTB) e o Vereador CÉSAR KLEIN, representando a Bancada dos PROGRESSISTAS.
Por fim todos os presentes entoaram o hino de Itaqui e foi oferecido um coquetel em homenagem aos agraciados e seus familiares.

Saiba mais