06/11/2019 - 12h13min

Prefeitura realiza Audiênia Pública sobre o FAPS.

Executivo municipal contratou empresa para fazer alterações nos planos previndenciários dos servidores públicos.

Pequeno público participou da audiência.

Na Terça-feira, (5) foi realizada na Câmara de Vereadores de Itaqui uma Audiência Pública realizada pelo Executivo municipal para apresentação do projeto de mudanças no Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores (FAPS) onde os trabalhos foram desenvolvidos e apresentados pelo consultor previdenciário e atuário Guilherme Walter da empresa Lumens Consultoria Empresarial, onde trata-se de uma nova segregação de massas do FAPS.

Hoje o fundo está dividido em dois planos, o Plano Financeiro e Plano Previdenciário, sendo que o primeiro é deficitário e não teria mais solução já o segundo, tem saldo positivo e a "data de corte" seria 31 de maio de 2019 para ajustar como ficaria o enquadramento dos servidores.

A Prefeitura aporta recursos ao FAPS em torno de R$ 1 milhão e 500 mil todo mês desde 2016, verbas que poderiam ser usadas em outras áreas do município.

Os Vereadores participaram da audiência pública para entender as novas mudanças que ocorrerão no FAPS e o projeto de lei deverá entrar na Casa Legislativa já nos próximos dias para ser analisado nas comissões e posteriormente ir a votação em plenário.

O Plenário da Câmara de Vereadores estava ocupado por uma pequena parte de servidores ativos e inativos da Prefeitura Municipal de Itaqui.