11/09/2019 - 12h01min

Câmara de Vereadores participa do projeto VOCÊ DECIDE ITAQUI.

Projetor inovador da Deputada Federal Liziane Bayer que distribui emendas parlamentares através de votação popular nos municípios chegou em Itaqui.

Reunião teve uma grande adesão de público.

Aconteceu ontem no plenário da Câmara de Vereadores de Itaqui a votação do projeto "Você Decide Itaqui" de autoria da Deputada Federal Liziane Bayer da bancada gaúcha do PSB na Câmara dos Deputados em Brasília que trata sobre a distribuição de emendas parlamentares através da escolha popular por voto em diversos municípios gaúchos, uma nova forma para indicar investimentos.
Através do plano “Você Decide”, ela implanta um debate que ajuda a identificar obras e projetos que, na visão da própria comunidade, merecem receber recursos.

Em Itaqui a reunião foi organizada através do gabinete do Vereador Rafael Veiga (PSB) com adesão de grande parte dos Vereadores da Casa Legislativa Itaquiense que agradeceram a iniciativa da Deputada, um projeto pioneiro e também por Itaqui estar entre os municípios que serão contemplados.
Um grande número de Secretários do Poder Executivo estiveram presentes na votação assim com um bom público que "defendeu" dois projetos para serem votados; do Bairro Promorar que visa a construção de um centro social para recreação e do Bairro da Chácara através da ACOBAC, - Associação Comunitária do Bairro da Chácara e da Sociedade Recreativa Escola de Samba Império Do Arco-Íris o projeto de revitalização da Quadra Poliesportiva do ginásio da ACOBAC que requer reforma e adequações e também a construção de muro de arco pré moldados de concreto ao redor do ginásio e da sede da ACOBAC, espaço este que é patrimônio público.

O projeto vencedor foi do bairro da Chácara por 42 votos contra 14 entretanto o Assessor Luiz Noé da Deputada Liziane Bayer explicou aos presentes todos os trâmites que envolvem uma emenda parlamentar até o projeto ser realizado de fato, segundo ele se tudo der certo, em 2021 estará concluído o processo.