21/08/2019 - 12h23min

Homenagens e visitas na 25ª Sessão Ordinária desta semana na Câmara de Vereadores.

Vereadores César Klein e Leonardo Betin foram os proponentes da homenagem ao CTG Rincão da Cruz.

Vereadores e homenageados do CTG Rincão da Cruz.

Na 25º Sessão Ordinária desta semana a Câmara de Vereadores de Itaqui prestou uma justa homenagem ao CTG Rincão da Cruz pelos seus 60 anos de fundação por requerimento do Vereador César Klein (PP) e também pela realização do 160º Encontro de Patrões da 3º Região Tradicionalista, esta por autoria do Vereador Leonardo Betin (PDT).

O Vereador César Klein explanou aos presentes sobre o histórico do CTG Rincão da Cruz, lembrando que o CTG surgiu de um movimento de tradicionalistas que se reuniram para criar uma nova entidade tradicionalista em nosso município. Destacando Neltair dos Santos Dias, Inácio Figueiredo e também Assis Amaral, este o primeiro patrão da entidade. O Primeiro Capataz nomeado foi o Sr. Nelson Lemos da Silva e para patrões de honra, o sempre lembrado Manoelito de Ornellas e Rito de Cássio Delgado.
São tantos nomes importantes que fizeram parte de sua história que não poderemos citar todos, mas que sempre serão lembrados nos anais da história do Rincão da Cruz, hoje coberto de glórias e orgulho de nossa terra, palco de grandes bailes, churrasco e carpeta. Faz parte ainda de sua história o grupo de dança CHALEIRA PRETA, que faz apresentações de dança nas categorias MIRIM, JUVENIL, ADULTO E VETERANO.
Saudando o atual patrão: Sr. Cláudio Queiroz, saúdo a toda a atual patronagem que conduz de maneira exemplar este grande Centro de Tradições Gaúchas, que há seis décadas enche nosso peito de orgulho em ser gaúcho.

O Vereador Leonardo Betin também fez uso da palavra enaltecendo a importância da entidade para nossa cidade, que mantém as tradições gaúchas com as diversas atividades que oferecem e também os bailes que acontecem no decorrer do ano. Fez um reconhecimento a todos os patrões que já passaram pela entidade e falou sobre o encontro dos patrões da 3ª região, que levou o nome do nosso Itaqui aos quatro cantos do estado e nos representaram muito bem.

O Patrão Cláudio Queiroz também fez uso da palavra muito emocionado agradecendo a honraria e disse que muito aprendeu com seus companheiros Itacir Calvano, ex - patrão e Luis Antonio Goulart que se fizeram presentes para receber a homenagem e também a toda sua Diretoria, que sem eles seria praticamente impossível realizar todas as atividades do CTG.

Na ocasião a Professora Giselda Cereja entregou o livro "A Alma Atada na Gaita", de Luis Carlos Borges, presente do Colégio São Patrício ao vizinho CTG Rincão da Cruz.

Logo após as homenagens a Sessão Ordinária teve a visita da Secretária Municipal de Educação Sra. Solange Carniel que veio a convite do Vereador Lauro Hendges (PDT) para prestar esclarecimentos aos Vereadores sobre sua pasta e também como estão se preparando para as novas e devidas mudanças na educação infantil para o corrente que provavelmente trará grandes desafios justificou o Vereador Lauro.
A Secretaria respondeu a todos os questionamentos dos Vereadores e disse que já estava sentindo falta de retornar a Casa Legislativa.

Encerrando a visita da Secretaria Solange, foi a vez do Vereador Mario Augusto da cidade de Quaraí se juntar a mesa diretora para falar sobre assuntos referentes a União dos Legislativos da Fronteira Oeste (ULFRO), entidade que ele presidiu por alguns anos.

Devido ao adiantar da hora o grande expediente e o espaço das lideranças foi cancelado na Sessão Ordinária.