24/07/2019 - 10h11min

21ª Sessão Ordinária teve duas importantes e merecidas homenagens.

Vereadores Jeocemar dos Santos e Émerson Ramos foram os proponentes das homenagens aprovadas por unanimidade por todos os Vereadores do Legislativo Itaquiense.

Público presente na Sessão.

Na 21ª Sessão Ordinária (23) desta semana a Câmara de Vereadores de Itaqui prestou duas merecidas homenagens, a primeira por requerimento do Vereador Jeocemar dos Santos (PP) ao Sr. Ademar Lermem pelos relevantes serviços prestados à frente da direção do Hospital São Patrício de Itaqui e sua aposentadoria.
O Vereador Jeocemar em seu pronunciamento contou um pouco da trajetória de vida de Seu Ademar dentro e fora do hospital, seu currículo e seu legado deixado na entidade em seus 23 anos que teve a frente da direção, destacando as diversas obras e conquistas por ele realizadas com a ajuda de toda equipe e pelos seis Presidentes que trabalhou junto.
O hospital São Patrício teve o seu "antes e depois" com a administração do seu Ademar e apesar de todas as dificuldades que a entidade sempre enfrentou ele com muita luta e perseverança conseguiu fazer daquele hospital uma verdadeira casa de saúde e sempre foi querido e respeitado por todos, um grande ser humano destacou o Vereador Jeocemar e finalizou dizendo que ficaria feliz se seu Ademar continuar a residir em Itaqui.

Seu Ademar fez uso da palavra dizendo que assim que recebeu o correspondência para vir até a Câmara de Vereadores que teve a certeza que sua missão como ser humano e profissional estava cumprida, que chegou aos 65 anos e se aposentou podendo dizer que trabalhar com saúde valeu a pena, uma atividade que é muito complicada em uma função onde nem o Presidente, nem o Administrador tem a chave da porta, pois não param nunca tendo de estar lá 24 horas por dia para atender as pessoas, o único lugar onde o profissional não pode perder a compostura e isso ele tentou transmitir a cada colega que estava ali lhe prestigiando hoje.
Procurou fazer tudo q estava a seu alcance e ficou muito feliz também quando recebeu por esta casa o título de "Cidadão Itaquiense" a 20 anos atrás, oque considerou como um um reconhecimento enorme em sua vida.
Disse que nesses anos todos viu muita criança nascer, eram mil por ano, hoje são quinhentas e que a única frustação que ficou foi de não conseguir trazer mais médicos para Itaqui.
Agradeceu a todos os Vereadores em especial ao Vereador Jeocemar pela homenagem e muito emocionado fez uma foto oficial com todos os presentes, seus colegas do HSPI.

A segunda homenagem da manhã foi de autoria do Vereador Émerson Ramos (PTB) à Sra. Mara Morais Tuparai, ao jovem Matheus Dornelles Cabral e a Patronagem do Piquete Criado em Galpão pela realização da 1ª Cavalgada do Futuro de Itaqui que realizou-se nos dias 6 e 7 de Julho de 2019.
O Vereador Émerson justificou o certificado pelo sucesso que foi a cavalgada e pela felicidade que cada criança trazia estampada no rosto de estar ali participando e fazendo o que gostavam, cultivando as tradições gaúchas.

O Vereador fez uso da palavra e relatou aos presentes como surgiu a ideia da realização da cavalgada, que foi em uma conversa entre Mateus e a Mara numa roda de chimarrão em um sábado de manhã, onde levaram ao conhecimento de todos do piquete Criado em Galpão que se prontificaram a ajudar assim como o pessoal da família Tuparai.
O trajeto foi de 8km desde a fazenda da Sra Rosane Moro e no local teve provas campeiras, atividades de integração, almoços, lanches e no domingo partiram à cavalo até o parcão de Itaqui.
Para finalizar o Vereador Émerson parabenizou os dois, Sra. Mara e o jovem Mateus pela iniciativa, pois isso da continuidade as tradições gaúchas e valoriza as crianças e tradicionalistas, agradeceu em nome de toda a comunidade itaquiense e de todos os Vereadores da Casa que aprovaram por unanimidade a homenagem.

A Sra. Mara agradeceu a homenagem e disse que através da união das famílias e das entidades estão sempre procurando manter o tradicionalismo a frente e não é fácil organizar os eventos mas sempre quando tem pessoas amigas e companheiras o trabalho é valorizado e as coisa acontecem, que só tem a agradecer, principalmente ao Mateus e sua família e ao pessoal do Piquete que fizeram algo pelas crianças que merecem ter seu espaço. Aproveitou também para convidar a todos para a Cavalgada da Mulher que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de Julho em Itaqui, evento organizado por ela e suas companheiras.

Logo após as homenagens o Presidente Clóvis Correa utilizando-se do artigo 94 do Regimento Interno da Casa, onde trata que a Sessão poderá ser suspensa para receber um visitante ilustre, fez uma pequena pausa para receber o Deputado Estadual Gerson Burmann para uma rápida conversa informal com os Vereadores que já lhe fizeram diversas reivindicações junto ao Governo Estadual.