05/07/2019 - 19h45min

Câmara de Vereadores realizou Audiência Pública para tratar sobre o setor de cultura em Itaqui.

Evento contou com um grande público e teve o Produtor Cultural Uruguaianense Paulo Ricardo Melo como palestrante.

Público presente na audiência pública.

Aconteceu na fria noite de ontem(04) a Audiência Pública a fim de discutir a implantação do Conselho Municipal, Sistema Municipal e Fundo Municipal de Cultura em Itaqui, cujo Projeto de Lei de número 036/2019 de origem do executivo entrou nesta Casa Legislativa na Segunda-feira dia 1º de Julho e irá para discussão nas comissões, CCJR e COFT, onde após desce para votação no plenário.
O evento foi proposto pelo Vereador Emerson Ramos (PTB) e trouxe um grande número de pessoas ao plenário, os Vereadores Clóvis Correa (MDB), Cleir Fagundes (MDB), Eber Escobar (PDT), Queli Ferreira (PP) e Leonardo Betin (PDT) além dos Secretários do Executivo, Cláudio Flain da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, Igor Ardais da Administração, Luan Viana da Indústria, Comércio e Turismo e Susana Diatel da Assitência Social assim como diversos representantes de entidades tradicionalistas e pessoas envolvidos em artes cênicas, entre outros.
Antes de começar os pronunciamentos a banda Dragões da Independência da Escola São Patrício fez uma bela apresentação assim como o aluno da Escola de Música Talentus Mateus também se apresentou cantando e tocando no violão canções dos Beatles.
Na primeira parte da audiência foram feitos vários pronunciamentos a favor do Projeto de Lei que beneficiará a cultura de diferentes formas, caso for aprovado nesta casa, com emendas parlamentares, recursos do próprio Poder Executivo poderão ser destinados também ao fundo municipal de cultura.

O palestrante da noite, Professor PAULO RICARDO MELO que tem uma grande experiência em cultura é formado em Artes Cênicas pela UFSM, Especialista em Metodologia do ensino de artes, especialista em docência universitária pela Unva - Buenos Aires/ Argentina, especialista em história da África e afrodescendência brasileira pela Unipampa Uruguaiana, Metre em sociologia da cultura- UBA. - Buenos Aires - Argentina, proprietário da Escola De Artes de Uruguaiana e da Escola de Artes Cênicas Paulo melo.com. além de Presidir o Clube Negro SBU filhos do trabalho - fundado em 1925 e do Conselho Municipal de política Cultural de Uruguaiana conversou com os presentes por duas horas respondendo a diversas dúvidas e também todos os caminhos para formação do conselho e a criação do fundo da cultura.

O Professor Paulo disse das dificuldades que enfrentou na sua vida dedicada a cultura mas que é preciso ter perseverança em todos os projetos para que os resultados apareçam e que a união das entidades privadas e politicas ajuda muito.
A audiência pública precisou ser encerrada devido ao adiantar da hora entretanto o Vereador Emerson e o Palestrante Professor Paulo se colocaram a disposição de todos para ajudar ou até mesmo se reunir novamente para que se realize de fato a criação do conselho e também do fundo de cultura em Itaqui.

Saiba mais