13/06/2019 - 12h46min

Câmara de Vereadores recebe a visita dos Veterinários da Secretaria de Agricultura.

Servidores vieram a convite do Vereador César Klein para esclarecimentos sobre os requisitos exigidos para produção e comercialização de mel.

Veterinários e Vereadores na Sessão Ordinária.

Na 15ª Sessão Ordinária desta semana (11) a Câmara de Vereadores de Itaqui recebeu a visita dos servidores da Secretaria da Agricultura do Município, os Veterinários Laurentino Pinto Vieira e Tatiana Matas que atuam no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e vieram a convite do Vereador César Klein (PP) para esclarecimentos sobre os requisitos exigidos para produção e comercialização do mel produzido pelos apicultores do município que estão tendo bastante dificuldade para registrar uma empresa deste ramo.
Laurentino trouxe dados referentes as especificações das empresas que fabricam mel, linguiça, as agroindústrias no geral, requisitos para entrar no "SIM", setor que faz a fiscalização dos produtos de origem animal no município.
No caso do mel foi informado que as associações necessitam de um veterinário como responsável técnico (registrado junto ao CRMV). Ele também passou alguns dados de boas práticas de fabricação, que segundo ele são requisitos simples para instalação.
O Vereador César justificou o requerimento pois foi procurado pelos apicultores e baseado em algumas informações fez diversos questionamentos, como referente ao zoneamento da associação para funcionamento e lhe foi informado que o local onde o mel é processado deve ficar pelo menos a 10 metros da via pública. Outra questão foi sobre os dados de produção que este ano foi menor, um dos fatores seria em função das chuvas e outro seria da deriva da lavoura de soja (não comprovado), conforme dados da APROMI, única associação cadastrada, entretanto eles não tem os dados completos pois nem todos os produtores do município são cadastrados.
Sobre as obrigações para instalação os critérios observados são os mesmos da Secretaria Estadual de Agricultura, visto que não temos em Itaqui uma legislação municipal específica e também foi falado sobre a estrutura do ambiente exigida por lei.

Os Vereadores também questionaram sobre o controle da carne consumida na cidade que hoje vem toda de fora e o Veterinário Laurentino informou que acontece uma fiscalização rigorosa nos produtos, em açougues, mercados. Ainda lembrou que quando Itaqui tinha o abatedouro Classic a carne era de melhor qualidade, empresa que foi fechada pelo alto custo de manutenção que o proprietário tinha para manter o negócio.
Foi elogiado pelos Vereadores o trabalho da fiscalização nos produtos, no controle de tudo que vem sendo feito da forma correta e também no controle do abigeato que é feito, mas todos sabem que este problema precisa de uma maior estrutura para que se evite cada vez mais este tipo de crime.
Para encerrar a visita o Presidente Clóvis Côrrea agradeceu os esclarecimentos e disse que estas questões são demandas da população, mas que todos somos sabedores que quem quer vender um produto precisa se adequar as regras de qualidade.
Logo após a foto oficial dos visitantes com os vereadores se deu início ao grande expediente da sessão ordinária onde cada vereador se pronuncia por dez minutos na tribuna.