22/05/2019 - 11h22min

12ª Sessão Ordinária teve a visita da Direção e Técnicos da Corsan.

Vereadora Ivete Píffero foi a proponente do requerimento para visita de esclarecimentos sobre a água consumida pelos itaquienses

Funcionárias Corsan junto dos Vereadores.

Na 12ª sessão ordinária desta Terça-feira (21) os Vereadores receberam a visita da gestora da Corsan em Itaqui, Sra. Janice Tuparay e da Eng. Química Sra. Juliana Gasparoto que vieram a convite da Vereadora Ivete Píffero (PSB) para esclarecimentos sobre a qualidade da água em nossa cidade em relação a uma denúncia feita em uma reportagem nos mês de Abril que teria agrotóxicos na água.
A Eng. Juliana fez a leitura da carta de esclarecimentos que a empresa postou no seu site oficial no dia 19 de Abril sobre o assunto e também explicou aos Vereadores sobre como é feito o monitoramento do manancial, os índices com limites de detecção e quantificação estão abaixo do máximo e são feitos semestralmente.

A corsan monitora 27 tipos de agrotóxicos pela portaria nacional e mais 46 agrotóxicos pela portaria estadual o que segundo a Sra. Juliana a população de Itaqui pode ficar tranquila, pois nossa água é totalmente própria para consumo e ainda afirmou que entre 30 e 35% da nossa captação vem de poços artesianos com profundidades acima de 100 metros o que naturalmente já bloqueia a entrada de agrotóxicos.

Os Vereadores fizeram diversos questionamentos e a Vereadora Ivete justificou o requerimento para visita por que após a reportagem a população entrou em pânico e ela até sugeriu que elas fossem até as rádios locais para estes esclarecimentos para que todos saibam que nossa água tem qualidade e esta própria para consumo.
Os Vereadores falaram também sobre os consertos feitos pelas empresas terceirizadas que trabalham para corsan, a forma que finalizam os serviços pois as vezes chegam demandas em seus gabinetes que algo não ficou bom após a entrega do serviço pronto aos usuários em relação principalmente a pavimentação entre outras pautas.

O Presidente Clóvis Corrêa em nome de todos os Vereadores agradeceu a presença da equipe da corsan que por sua vez agradeceu também o convite e disse que todas as colocações foram pertinentes e serão levadas ao conhecimento da direção estadual da empresa.

Logo após a visita se deu início as votações dos projetos em pauta dentre eles o projeto Nº 20/2019 de origem do executivo que modificaria a forma de reajuste do funcionalismo público onde foi rejeitado por 9 dos 10 vereadores votantes.