29/06/2018 - 10h20min

Câmara de Vereadores participa do abraço ao Mercado Público de Itaqui.

Ação Estadual que visa denunciar o abandono e alertar autoridades, comunidades e proprietários sobre a preservação de Patrimônios Públicos também aconteceu simultaneamente em Itaqui.

Abraço coletivo ao Mercado Público.

A Associação Amigos do Mercado Público, somando-se com ação estadual do CEC - Conselho Estadual de Cultura/RS e pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil/RS, cidadãos e representantes de entidades abraçaram o Mercado Público de Itaqui, nesta quinta-feira, dia 28 de junho em uma ação em rede, em várias cidades do Estado, visando denunciar o abandono e alertar autoridades, comunidades e proprietários sobre a importância da preservação do patrimônio para nossa memória e para a Cultura.
A Câmara de Vereadores de Itaqui participou do abraço simbólico com os Vereadores Cleir Fagundes (PMDB), Clóvis Correa (PMDB), Queli Ferreira (PP) e Éber Escobar (PDT), que é integrante da Associação Amigos do Mercado Público de Itaqui e grande incentivador do projeto que visa um restauro simples no prédio que esta desativado e abandonado à vários anos, sem manutenção alguma.
O Mercado Público de Itaqui é uma obra do Século XX, em estilo eclética, projetada e executada na administração do Intendente Municipal Dr. Tito Correa Lopes, inaugurada no dia 07 de Setembro de 1909 e elaborado pelo Arquiteto Itaquiense Paschoal Minoggio sendo tombado em 2009 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande Do Sul.